29 de setembro de 2018

A Sentinela dos Malditos

The Sentinel (EUA 1977)

Diret Michael Winner
Com Cristina Raines, Chris Sarandon, Burgess Meredith, Ava Gardner, Jeff Goldblun, Arthur Kennedy.

A Sentinela dos Malditos

Os extremos se encontram! Terror marcante por diversos motivos, nem todos virtuosos, mas a conjunção de elementos (do óbvio ao ousado) configura um filme bastante fora do comum. O que pode até ser uma vantagem no cinema fantástico! Cristina Raines é uma modelo em ascensão na carreira e precisa achar um apartamento em Manhattan. Chris Sarandon é seu namorado advogado e a auxilia na busca até que ela encontra um local adequado, barato... e muito misterioso: um velho prédio de apartamentos cujo único habitante é um velho padre que mora no último andar e vive olhando pela janela em uma constante vigília.

Mas Cristina parece não estar sozinha no local, logo conhece tipos excêntricos e logo começa a ceder a um desequilíbrio físico e emocional ao ouvir ruídos noturnos e voltar a ter visões de seu passado traumático e do relacionamento com seu falecido pai. Finalmente, Sarandon descobre que uma longa linhagem de sentinelas servem para manter a vigília sobre o prédio. Um local que pode abrigar portas dimensionais para o inferno e Cristina poderá ser escolhida como a nova sentinela!

Sempre esbarrando em polêmicas, aqui o diretor Michael Winner ouviu muitos questionamentos sobre o uso de pessoas realmente portadoras de deficiências físicas em algumas cenas. O resultado é pavoroso e acrescenta muito ao tom maldito do filme tanto por seu efeito estético quanto pelo descaramento amoral. Mas o que vale acima de tudo é a esquisitice fílmica inenarrável! The Sentinel é um encontro de extremos técnicos e artísticos como poucos. Tem momentos excelentes de construção visual em suas sombras sufocantes, cuidadosa monocromia de tons neutros, alguns ótimos efeitos de maquiagem, mas que estão alternados a passagens desastrosas de direção irregular (note especialmente Chris Sarandon) e estranhíssimas "opções estilizadas" na montagem. "Excêntrico" seria um termo para defini-lo. "Grotesco" seria mais adequado, mas em se tratando de terror, grotesco é virtude! 

E a direção desleixada e truculenta de Michael Winner caiu muito bem ao aspecto escroto, insano, repugnante do filme. Também é marcante o gosto do diretor por trilhas sonoras excêntricas e aqui a música também serve muito à esquisitice geral. Então, The Sentinel, seja pelo motivo que for, acabou sendo um dos grandes filmes de terror dos anos 70 em sua tortuosa forma final!

No notável elenco: Eli Wallach é um investigador. Jeff Goldblum fotografa as modelos. Burgess Meredith é um dos vizinhos. Ava Gardner é a corretora. Martin Balsam é um professor de línguas. Deborah Raffin é uma modelo amiga. Jerry Orbach é um diretor de comerciais. John Carradine é o velho vigia da janela. Arthur Kennedy é um padre. José Ferrer é o padre superior. Beverly D'Angelo se masturba. E Christopher Walken atende o telefone.


• Grande susto: o velho pai de Cristina saindo detrás da porta!
• Inferno na Terra: a invasão de deformados no epílogo!!! Entre eles a "mulher-cobra" de The Mutations.
• Referência: prédios velhos em New York sempre remetem a O Bebê de Rosemary.
• Efeitos práticos à vista: cordinhas puxando as cicatrizes de Chris Sarandon!
• Primeiro filme de Tom Berenger (como o novo inquilino ao final).
• Maior mistério de todos: como Michael Winner, em decadência evidente, conseguia juntar sempre um grande elenco em seus filmes?!?
• Uma refilmagem está sendo planejada.

Black Phillip já sabia 😈😈😈

"A fila tem que andar, querida..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário