16 de março de 2018

Estranhas Mutações

The Mutations (Inglaterra, 1974)

Diret Jack Cardiff
Com Donald Pleasence, Tom Baker, Julie Ege, Brad Harris.

Estranhas Mutações

Filme freak! Donald Pleasence é o professor Nolter, um brilhante cientista que estuda uma forma de mutação para favorecer a raça humana. Suas experiência botânicas com fusões, enxertos e simbioses deram muito certo, então por que não testar com humanos? Tanto genial quanto maluco, o dedicado doutor pede a seu deformado assistente para trazer cobaias humanas para o experimento definitivo que deverá fundir humano a vegetal. Quando a experiência falha, o resultado vai parar em uma feira freak que exibe aberrações ao público!

Grande bizarrice fílmica dirigida pelo ex-respeitável Jack Cardiff, diretor que teve obras conceituadas como o drama Filhos e Amantes, o cult A Garota da Motocicleta e o violento Os Mercenários. Meio fora de forma neste seu último trabalho na direção, Cardiff faz do filme uma pérola da esquisitice no cinema fantástico. Citando Freaks (1932) e dentro da estrutura dos filmes de cientista louco, o filme segue com fluência descompromissada que desconcerta a percepção. O deformado assistente circula de chapelão e cachecol raptando jovens com a maior facilidade e ninguém pela cidade nem autoridades parecem perceber nada do que acontece. E é justamente essa gratuidade de eventos que dá o fascinante tom fantasioso e doentio ao show.

A maior força do filme é sua estética que funde referências góticas sombrias à farta iluminação dos laboratórios do professor. Externas em parques e bosques ajudam no clima. E pesa de forma especialmente incômoda a inclusão de autênticos freaks na apresentação circense, dando um charme apelativo e politicamente incorreto ao filme. Junte a isso momentos de direção bastante irregulares e a trilha sonora experimental de Basil Kirchin (de Dr Phibes) e o pacote freak se completa exemplarmente.

• Melhor crueldade: Pleasence alimentando suas plantas carnívoras com coelhinhos!
• Beleza pura: em um espetáculo de franca feiura exposta, destaca-se a cena da bela Julie Ege no banho!
• Relançado em ótima cópia digital como The Freakmaker.
• Citação óbvia: termina em um incêndio no laboratório.

Black Phillip já sabia 💀💀💀

"...sem piadinhas de médico de plantão!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário