5 de março de 2018

Because of the Cats

Because of the Cats (Holanda, 1973)

Diret Fons Rademakers
Com Bryan Marshall, Alexandra Stewart, Edward Judd, Sylvia Kristel.

Because of the Cats (Holanda, 1973)

O inclassificável. Thriller feito em coprodução entre Holanda e Bélgica e possivelmente influenciado por Laranja Mecânica. Um grupo de jovens denominados The Cats invade residências de alta classe para destruir bens e agredir moradores. Bryan Marshall é um detetive encarregado de rastrear o grupo e seus líderes. Mas a gangue é composta por jovens e garotas que seguem um rígido código interno e ações muito elaboradas que farão o detetive penar um bocado nas investigações.

E as investigações farão o filme se arrastar bastante em seu terço central com muito falatório e intriga. Mas isso nem importa tanto: o importante é que Because of the Cats é um estranhíssimo drama que passa longe de produções de gênero por seu conteúdo explícito às raias do pornográfico em alguns momentos mais pesados. Sua estrutura é a de um policial de investigação, mas seu conteúdo desafia classificações genéricas por sua estética modernista e acima de tudo pela gratuidade de sua violência, praticada por jovens de classe estabilizada contra outros de sua mesma casta social. Também não há o menor remorso ou questionamento entre os integrantes quando precisam eliminar algum dissidente interno. Assim o filme evita o comentário banal sobre desajustes sociais e causa um notável desconforto pelas ações amorais e conscientes de seu grupo de rebeldes.

Então temos um drama ousado que, se não é exatamente original nem aprofundado, é simplesmente inclassificável como drama, thriller, erótico ou alternativo. Seu destino é a prateleira cult na falta de rotulação mais adequada.

• No elenco, Sylvia Kristel um ano antes de Emmanuelle.
• Destaque à intrigante cena em que um dos Cats se deixa mutilar no peito. O pequeno corte a faca é possivelmente uma incisão real a que o ator se submeteu para a cena!!! 

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈

"... o diretor pediu realismo..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário