27 de janeiro de 2018

O Vampiro e a Bailarina

L'Amante del Vampiro (Itália, 1960)

Diret Renato Polselli
Com Helene Remy, Tina Gloriani, Walter Brandi, Gino Turini.

O Vampiro e a Bailarina

Vechio, ma bellissimo! Pioneiro terror italiano de difícil classificação genérica por suas referências estéticas ainda embrionárias no período. La Mascara Del Demonio é do mesmo ano, I Vampiri é de 1957. A referência mais próxima seriam as fantasias da Hammer. Assim o filme situa-se em uma honrosa posição na trajetória do terror italiano.

Em o Vampiro e a Bailarina, um grupo de estudantes de dança se reúne em um velho casarão acompanhado de seus professores para ensaios. Entre as aulas e momentos de lazer e namoro nos bucólicos arredores florestais, Luisa, Francesca e Luca descobrem uma velha habitação, considerada abandonada há anos. Buscando abrigo de uma inesperada chuva, o trio entra no local e são recebidos por uma misteriosa e bela anfitriã, a Condessa Alda. Logo estarão à merce de um vampiro que mantem a Condessa prisioneira e ataca pela região.

Convencional em diversos aspectos de direção, encenação e com roteiro não muito ambicioso, mas qualquer deslize é superado pela excepcional qualidade fotográfica que faz o filme um deleite visual (sem exagero) em cada frame, cada take e cada enquadramento. Uma pintura em preto & branco de consistência estética só comparável a grandes produções. E mesmo que os dentões fake sejam hoje risíveis, o filme guarda seu impacto nos afrontosos closes do grotesco, na erotização exposta e mais particularmente em uma sequência de funeral vista pelo POV do cadáver no caixão! Sequência que naturalmente remete a Vampyr

Uma obra única, curiosa em sua posição: seria um exagero considerá-la clássica, mas sua excelência visual e detalhismo gráfico a destacam entre as grandes de sua época. Também é precursora de um cinema cuja virtude estética desbanca a tradição teatral (roteiro - direção - atuação) como embasadora de um filme.

• Confira um clip.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈😈


O Vampiro e a Bailarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário