14 de janeiro de 2018

Ano 2000, a Corrida da Morte

Death Race 2000 (EUA, 1975)

Diret Paul Bartel
Com David Carradine, Sylvester Stallone, Mary Woronov, Martin Kove, Simone Griffeth, Roberta Collins.

Ano 2000, a Corrida da Morte

Vai ser trashico! Divertidíssimo cult com produção de Roger Corman, dirigido pelo figuraça Paul Bartel, um dos mais simpáticos talentos do alternativo americano. Em uma sociedade futurista, as autoridades apresentam ao público uma corrida anual que catalisa a atenção nacional pela rivalidade declarada entre os pilotos e pela violência permitida. Os pilotos ganham pontuações pelas mortes causadas durante trajetória! Assim Death Race 2000 empilha referências (A Décima Vitima, a animação Corrida Maluca, p. ex), assume o escracho nonsense e diverte do começo ao fim em sua narrativa dinâmica, anárquica e violenta. Enquanto a corrida avança, um grupo de oposição prepara armadilhas aos participantes.

David Carradine, recém-saído da famosa série de TV Kung-Fu, faz o protagonista Frankenstein, um personagem fake criado pela mídia de divulgação da corrida. Uma espécie de super-anti-herói. Stallone, um ano antes de Rocky é o vilão Machine Gun Viterbo, gritando ofensas e metralhando à vontade. Mary Woronov (esposa do diretor Bartel) é mais ou menos a Penélope Charmosa hardcore. E por aí vai o filme todo, em sua intenção épica e resultado trash flagrante nos figurinos berrantes (o capacete de angorá pode ser citação a Ed Wood!) e especialmente nos arranjos dos veículos que parecem carts em uma gincana amadora. O melhor momento é a briga entre Rocky Balboa e Kung-Fu na parte final. 

Dispensando as entrelinhas político-sociais que deram embasamento a outras aventuras futuristas, Death Race é um dos mais divertidos alternativos do cinema americano. Ainda entertaining em sua traquinagem cênica!

• Atenção para os créditos de abertura feitos à mão, no lápis de cor!!!!
• Tem uma semelhança curiosa com Rollerball, do mesmo ano. 
• Peter Fonda não topou participar pois achou a ideia absurda e ridícula (trivia IMDB).
• Don Steele repetiria seu tipo de repórter narrador em Grad Theft Auto.
• John Landis é um extra, aparece como um dos mecânicos de Stallone.
• Paul Bartel aparece como o doutor que cuida de Frankenstein.
• Bartel voltaria ao modelo de Death Race logo no ano seguinte em Cannonball, no mesmo espírito anárquico, mas com carros melhores.
• Teve uma refilmagem bem bacana em 2008, Death Race (Corrida Mortal).

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈

Rocky Balboa x Kung-Fu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário