17 de setembro de 2018

A Casa do Medo

Incident in Ghostland (FRA, CAN, 2018)

Diret Pascal Laugier
Com Crystal Reed, Anastasia Phillips, Mylene Farmer, Emilia Jones, Taylor Hickson.

A Casa do Medo

"Este livro é uma obra-prima. Não mude uma palavra nele."
"Obrigada, sr. Lovecraft"

Zona de desconforto! Um dos aspectos mais fascinantes do cultuado Martyrs foi a forma como o diretor Laugier manipulava as realidades paralelas pela percepção de uma das personagens (na primeira metade do filme). Pois bem, aqui neste terror psicológico (terror subconsciente?!) essa articulação narrativa é a essência da obra.

Beth e Vera mudam-se com a mãe para um casarão de campo. Beth é insegura e exercita seus dotes em escrever histórias fantásticas. Vera é racional, pragmática e raramente tem suas opiniões consideradas pela mãe. Quando chegam ao casarão, chega junto uma estranhíssima dupla que parece a clássica conjunção "mãe louca e filho demente". Ambos gostam de brincar com bonecas! Se possível bonecas vivas!!! Quando a mãe e as filhas ficam retidas no casarão, instaura-se um pesadelo raramente visto no cinema.

O trio é atacado pelos maníacos e as consequências são trágicas. Anos mais tarde, Beth, consagrada como escritora, volta ao local para rever a mãe e a irmã Vera, que parece nunca ter superado a situação traumática vivida no local e se tranca no porão em um constante delírio de pavor. Assim, desdobrando e analisando as relações entre o trio de protagonistas o filme vai, digamos, descendo degraus nas camadas do subconsciente de Beth em um estudo cruel das rejeições, ideais e conveniências que a mente nos impõe. A mentira tornada verdade para o conforto dos sentidos. Tem até uma citação ao Pinóquio em certa altura. E o que a principio parece mais um terror de sustos banais vai engolindo os sentidos em um incômodo beco-sem-saída fílmico! Laugier soma diversos elementos do terror moderno como o detalhismo extreme, o home invasion, a inversão de expectativa, a imersão emocional, o revisionismo gótico e potencializa seu filme de forma rara. Enquanto puro cinema é possível considerá-lo o trabalho mais elaborado e refinado do diretor até o momento. 


• Pra acabar: a mãe louca me lembrou o Laerte!
• Momento "doeu até em mim": Beth atacando a dentadas.
• Agonia: Beth se fingindo de boneca para o freak.
• O sonho dos escritores fantásticos: o encontro com Lovecraft !!!
• Tem similaridades com The Evil Within.
• Veja mais Pascal Laugier em Saint AngeThe Tall Man.

Expectativa 😈😈😈     Realidade 😈😈😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário