9 de setembro de 2018

La Meute

La Meute (França, Bélgica, 2010)

Diret Frank Richard
Com Emilie Dequenne, Yolande Moreau, Benjamin Biolay. 

La Meute

Virando ração! Charlotte viaja solitária pelas estradas interioranas, aparentemente sem destino e desiludida com o mundo. Dá carona a Max, tipo estranho e de aparente vulnerabilidade. Entre atritos com motoqueiros e nenhuma empatia mutua, a dupla pára em uma espelunca de estrada para uma refeição. Max desaparece quando vai ao banheiro e Charlotte fica intrigada. Em sua xeretice ela descobre segredos do local e acaba sendo enjaulada pela fazendeira proprietária. Figura estranha e ameaçadora, enlouquecida depois de um acidente químico nas minas de carvão que deformou e matou diversos trabalhadores, entre eles seus filhos! 

Então vamos aos spoilers: Charlotte e outros cativos serão alimentados por um composto de carne humana dissolvida (!) para servirem de alimento a um grupo de criaturas que vive próximo à propriedade da fazendeira (!!).

Primeiro e até agora único longa do diretor Frank Richard, La Meute faz parte da nova safra do terror francês. Não tem novidade em relação a inúmeros filmes anteriores na linha do survival fight e suas variações, mas é tão sincero e com excessos que resvalam no humor inconsequente que o show todo acaba valendo cada minuto em sua beleza encardida (que até me lembrou Calvaire) e um acabamento gráfico de primeira.

Fazendo uma mistura arriscada de diversos elementos, como violência, escatologia, aventura, humor e absurdo, La Meute se sai bem no equilíbrio dramático da mistura toda. A frase do cartaz "eles estão esperando você para jantar", já sugere a despretensão do filme.
No elenco Emilie Dequenne compõe sua Charlotte como uma garota resmungona e nem um pouco disposta a causar simpatia. Sendo assim seu destino acaba sendo desimportante. E o destaque maior recai sobre a fazendeira de Yolande Moreau, que já havia tido presença marcante nos filmes de Jean-Pierre Jeunet (Amelie Poulain, Mic-Macs). Sua fazendeira caricata é bastante verossímil nos conflitos internos e na estreita linha entre a excentricidade e a loucura. La Meute é inconsequente, mas é divertido. Não tem as preocupações sócio-políticas de seus contemporâneos, mas envolve do começo ao fim em sua fantasia de terror.

The Pack

• O título em inglês é The Pack e o cartaz destaca as criaturas.
• Referência: o cerco à cabana dos motoqueiros como em um filme de mortos-vivos.
• Melhor surpresa: a matilha (the pack) saindo da terra!

Expectativa 🍖🍖   Realidade 🍖🍖🍖

Nenhum comentário:

Postar um comentário