5 de dezembro de 2018

The Lodgers

The Lodgers (Irlanda, 2017)

Diret Brian O´Malley
Com Charlotte Vega, Bill Milner, Eugene Simon, David Bradley, Roisin Murphy.

The Lodgers

Na Irlanda também tem! Terror e fantasia em uma produção irlandesa que surpreende na austeridade. Rachel e Edward são irmãos que vivem confinados em uma velha mansão de propriedade da família. Apesar das dificuldades financeiras e das condições até perigosas do local sem manutenção os jovens permanecem impedidos de sair. Entidades espirituais que habitam a mansão os mantém prisioneiros por condições e regras impostas.

Quando Rachel conhece Simon, que voltou da guerra e trabalha no vilarejo próximo, a situação sofre um rompimento fatal. Rachel se prepara para abandonar a casa e Edward irá se opor à decisão da irmã até pela violência.
Terror neo-gótico com um impressionante apuro visual na construção de sua morbidez mortiça. Quase dá pra ver os ácaros de tão poeirenta que é a cenografia. Sua maior força (em uma primeira análise) é justamente o aspecto atmosférico na melhor tradição dos românticos/vitorianos.

Em um segundo momento, o filme surpreende nas possíveis situações incestuosas que condenam o casal central (e seus ancestrais) ao preconceito dos moradores locais. O elemento "confinamento" passa então a ganhar significados mais amplos, pois tanto os locais quanto os ancestrais de Rachel e Edward agem indiretamente na sua segregação. Finalmente a situação geral revela (muito sutilmente) que até mesmo a dupla de irmãos pode estar sendo negligente com suas vontades uma vez que não parecem dispostos em reagir à situação. E quando o roteiro não está disposto a "revelações surpresa", as leituras se tornam mais ricas e misteriosas. Assim o "tabu" e o "indizível" permeiam o filme e impregnam seu drama como o bolor e a poeira se infiltraram pelos recantos do casarão.


The Lodgers tem alguns elementos que pouco importam à narrativa, como a violência dos desocupados marginais ou o crime de Edward e poderia ter rendido bem mais se explorasse o drama das imposições familiares e sociais que transcendem gerações como uma condenação (que é o tema central). Seja como for, é um filme que se segura muito bem em sua originalidade, não pretende o espetáculo e que poderá (com o tempo) integrar as listas das grandes fantasias góticas no cinema. Repleto de detalhes e sutilezas, pode ser preciso vê-lo mais de uma vez, o que neste caso será um prazer. 

• Referência: o cômodo inundado pode ser citação a Mansão do Inferno (1980).
• Simples e eficiente: os efeitos de água pingando para cima.
• Melhor gimmick: o alçapão que sai água.
• Melhor cena: Rachel nadando nas profundezas escuras!
• Filmado em um casarão irlandês supostamente assombrado, Loftus Hall (trivia IMDB).

Expectativa 👻👻     Realidade 👻👻👻

Não pise no ácaro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário