30 de novembro de 2018

A Freira

The Nun (EUA, 2018)

Diret Corin Hardy
Com Demian Bichir, Taissa Farmiga, Jonas Bloquet, Bonnie Aarons, Ingrid Bisu.

A Freira

Deus me livre, hein! Pra acabar logo de cara: The Nun é um dos filmes de terror mais chatos dos últimos anos. Pronto falei. Faz parte do universo Conjuring e seu personagem chave foi apresentado na segunda parte (Invocação do Mal 2) em um dos melhores momentos desse filme. A cena do retrato na parede é uma das mais assustadoras e traumáticas do terror moderno e seria procedente que o personagem da freira fosse desenvolvido em um filme próprio (coisas da cine-marketagem). E mesmo depois do fiasco que foi Annabelle, a expectativa era grande (coisas da utopia de fã incurável).

A história é sobre o padre Burke e a jovem freira Irene, enviados pelo Vaticano para checar a misteriosa morte de uma freira em um convento na Romênia. No local travarão contato com Valak, um espírito maligno que ali é mantido prisioneiro. Segue-se um embate de forças para que o espírito não escape do local. Tirando aspectos visuais, o filme é de uma pobreza dramática constrangedora! Progressivamente monótono e confuso! Não decola, não causa empatia, não faz sentido em diversas ações ou motivações, soma clichês (como os dramas pessoais interferindo), não tem nenhuma força dramática, termina pior do que começou e até os jumps são fraquinhos (pra quem considera levar susto uma virtude cinematográfica). E o ótimo personagem da freira maligna fica reduzido a uns minutinhos de caretas no final...

Então pra que o Felipe Preto se importou em postar um comentário? Só pra exercitar a rabugice? É porque The Nun é um exemplo perfeito do terror-pop contemporâneo, talvez do cinema em geral e possivelmente até da cultura contemporânea que se deslumbra com indicadores de mercado, estratégias promocionais, referências cult e por aí vai indo... É a cultura nerd na qual as datas e trivias são mais importantes do que o produto final. Para se ter uma ideia, a maior sensação causada pelo filme foi o "teaser-jump-pegadinha" retirado do YouTube a pedido de usuários porque era muito assustador. Estratégia ou talento?

A Freira

Então está tudo perdido e nada poderá nos salvar? Mais ou menos: The Nun tem sua redenção em uma fotografia exemplar sendo esse o único prazer em acompanhar seus 90 minutos mal narrados. Voltando às obviedades do pop contemporâneo de muito apuro visual e nenhum conteúdo, The Nun é notável em seu acabamento visual. O trabalho de direção de arte, iluminação, concept e cenografia é exemplar e dos mais apreciáveis vistos nos últimos anos. A penumbra constante do filme remete ao melhor da arte fantástica em diversos momentos: a chegada ao velho convento, a aparição na floresta, o corpo da freira morta encontrado sentado, os corredores subterrâneos no final e a enxurrada que arrasta a freira no epílogo, são alguns dos grandes momentos estéticos e única justificativa de ficar sentado diante do desfile de imagens.


Resta então observar o significado deste notável ícone-sequela na cultura pop moderna no qual os imperativos mercadológicos ditam implacavelmente, em detrimento da qualidade final do que se produz.

• Segundo filme do diretor Corin Hardy (A Maldição da Floresta).
• A simpática protagonista Taissa Farmiga é irmã de Vera Farmiga, a sra. Warren de The Conjuring.
• O poster também é uma beleza (citação de O Exorcista?)

Expectativa ✟✟   Realidade ✟

"...rezando pra virar cult..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário