9 de novembro de 2018

Jogo Brutal

Fair Game (Austrália, 1986)

Diret Mario Andreacchio
Com Cassandra Delaney, Peter Ford, David Sanford, Gary Who, Don Barker.

Fair Game

Onde esteve escondido esse filme?! "Primo pobre" dos clássicos de ação australianos, injustamente esquecido ou menos citado do que os conterrâneos. Jessica é a zeladora responsável por cuidar de uma reserva animal nos desertos australianos e depois de um atrito de estrada com três caçadores ela passa a ser o "happy hour" do trio em provocações e ameaças. Nada pra fazer? Vamos encher o saco da Jessica. Mas a garota também é marrenta e devolve os desaforos como pode. Resultado: a encrenca vai ficando cada vez mais perigosa e violenta!

Quando o trio decide dar um basta e uma lição na jovem, penduram-na quase sem roupas na dianteira do carro para um rolê pelas estradas poeirentas no momento mais pesadão do filme. Depois de ter seu carro danificado e ficar sem telefone, Jessica se vê isolada em seu sítio com o trio de caçadores dementes rondando a região. Precisa planejar uma fuga ou o jogo não terá fim...

Suspense e aventura em clima de apocalipse no melhor cenário possível. O problema maior é que as motivações são medianas tanto as dos caçadores, que nem são tão "bichos do mato" como seria a regra, quanto a de Jessica, cujos revides também não são tão justificáveis, uma vez que a violência sexual (também regra no gênero) se limita a humilhação. Assim, fica faltando a tensão que justifique o desenlace violento, e o filme se concentra no tormento psicológico da protagonista como motivo para dar o troco. Seja como for, com ou sem porradaria, Fair Game é um suspense bem decente, muito bem encenado e dirigido com firmeza, especialmente considerando uma época em que se produziu muita bobagem de ação para consumo ligeiro no VHS.

Somando referências claras de Razorback e Mad Max, o filme envolve fácil pela estética bem aproveitada dos velhos conhecidos desertos australianos. Visualmente rende muito bem em sua dinâmica e diversidade de episódios derivados de uma única situação. Um dos bons exemplares do chamado Ozploitation (apelações exploitation feitas na Austrália).

• Melhor cena: o rolê com Jessica no capô!
• Cena "que dó": canguru morto no volante (não deve ser falso).
• Show de dublê: Ringo (David Sanford) pulando sobre carros e fazendo palhaçada no telhado enquanto os comparsas destroem a casa a trombadas!
• Único ponto fraco: a trilha sonora sintética é pobrinha e enfraquece o suspense em alguns momentos.

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário