15 de novembro de 2018

Acorrentados

Chained (EUA, 2012)

Diret Jennifer Lynch
Com Vincent D'Onofrio, Eamon Farren, Evan Bird.

Acorrentados

Outro taxi, outro killer! Sufocante suspense de confinamento físico e emocional. Vincent D'Onofrio é um taxista demente que rapta mulheres e as leva para sua morada afastada. Entre os prazeres desvirtuados a que são submetidas o mais evidente é a mutilação. Por fim os corpos (ou o que resta deles) são despejados no porão e enterrados.

Quando ele rapta Julia Ormond ela está junto do filho de 9 anos. Depois de despachar a mãe, Vincent fica com o garoto como seu pet, seu diarista e para um papo "after hours". Apelidado de Rabbit, o garoto vive anos na companhia do assassino, fazendo faxina, tentando fugir e aprendendo sobre como usar facas e onde fica a carótida! Com o tempo conhece mais sobre a história de sofrimento do assassino e um estranhíssimo convívio se delineia entre os dois.

Lynch-filha surpreende neste suspense claustrofóbico em estrutura teatral, com poucos atores e praticamente no mesmo cenário o filme todo. Assustador na violência, especialmente pela presença de D'Onofrio como taxista brutamontes, o filme cria uma curiosa condição aleatória sobre personas e destinos. Somos quem somos por uma configuração casual de eventos. Os destinos são casualidades. E as peças do jogo que compõem Chained vão se alternando no tabuleiro de forma até comovente pela negação de discurso moralista. Lynch dispõe os personagens cruelmente em situações cujas repercussões emocionais serão traumáticas mas também impossíveis de escapar (acorrentados). Será possível que Rabbit se torne um novo assassino? Tudo indica que sim, simplesmente por sua condição e D'Onofrio não é um simples "Jason-matador", é até possível simpatizar com o monstro (ou só compreender) depois de revelado seu passado traumático e o filme vai reiterando seu ingrediente básico: a casualidade que delineia personalidades e destinos.


• A estética de casa velha e móveis velhos remete a Lynch-pai
• Referência: tomadas estáticas do taxi são claras citações a Taxi Driver.
• Desespero: a "primeira vez" de Rabbit.
• Reviravolta surpresa: Rabbit voltando pra casa! Outra casualidade...
• Vincent D'Onofrio vai fazendo seu currículo entre os melhores atores de sua geração!

Expectativa 😈😈   Realidade 😈😈😈😈

"Eu vim de bônus..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário