11 de agosto de 2018

Errementari

Errementari, El Herrero Y El Diablo (Espanha, 2017)

Diret Paul Urkijo Alijo
Com Kandido Uranga, Uma Bracaglia, Eneko Sagardoy, Ramón Aguirre.

Errementari, El Herrero Y El Diablo

"Os assuntos do inferno envolvem os pecadores com facilidade"

Knockin'on Hell's door. Em um vilarejo no século XIX, o ferreiro Patxi, ex-combatente da 1ª Guerra Civil Carlista, é temido pela população por sua conduta reclusa e poderes malignos! A chegada de um fiscal com ordens de inspecionar as terras do ferreiro coloca a população local em sobressalto!
Patxi expulsa visitantes com violência e sua figura é sempre lembrada como uma entidade de poderes sobrenaturais. Mas quando a menina Usue se aventura por suas terras, descobre a verdadeira confusão popular entre o ferreiro e uma suposta entidade infernal. Mas é tarde demais: liderados pelo fiscal, um grupo de linchadores se mobiliza para resgatar a menina. As consequências podem levar muita gente às portas do inferno!

Co-produção franco-espanhola baseada no folclore basco, com o apadrinhamento de Alex de La Iglesia (Perdita Durango, O Dia da Besta). Uma fábula dinâmica e de grande apuro visual, frequentemente humorada em sua suspensão fantasiosa. Primeiro longa do diretor Alijo que exibe um invejável domínio narrativo na dosagem de seus elementos cômicos, farsescos e violentos. A sucessão de surpresas e revelações é notável e conduz o filme anarquicamente. Pode ser questionável que o final com seus excessos de efeitos digitais quase desequilibra o ótimo trabalho cenográfico e fotográfico apresentado até então, mas é um detalhe menor que não invalida o conjunto. El Herrero Y El Diablo é uma fantasia folclórica muito divertida que lança um interesse especial pelos futuros filmes do diretor.

• Melhor cena: o diálogo com o diabo aprisionado.
• Melhor suspense: Usue se aventura pelos domínios do ferreiro.
• Melhor cenografia: o covil do ferreiro Patxi, com possível influência de A Lenda de Ridley Scott.
• O texto final "J. M. Barandiaranek jasotako Patxi errementaria ipuinean inspiratua" referencia José Miguel Barandiaran (1889 - 1991) sacerdote e antropólogo, considerado o principal pesquisador da cultura basca. ("História baseada no 'Ferreiro Patxi' de J. M. Barandiaran").

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário