8 de março de 2017

A Carne e o Diabo

The Flesh and the Fiends (Inglaterra, 1959)

Diret John Gilling
Com Peter Cushing, Donald Pleasence, Billie Whitelaw.

A Carne e o Diabo

Simples assim, um clássico! Aqui não há o risco de usar a palavra "clássico" indevidamente ou como simples força de expressão só porque é muito legal ou só porque é antigo. The Flesh and the Fiends é literalmente um clássico por seu modelo formal, excelência de resultado e pela representatividade de época. Peter Cushing é um professor de medicina que na incontrolável ânsia em estudar anatomia e ampliar os conhecimentos da classe médica, começa a comprar corpos recém-falecidos de fornecedores não muito lícitos.

Quando Donald Pleasence fica sabendo do fato, chama seu parceiro de contravenções e juntos começam a fornecer corpos para o doutor. Cushing, apesar das advertências de um de seus alunos, faz vista grossa para a suspeita procedência do material. É o suficiente para que a dupla de fornecedores desencadeie uma série de assassinatos na vizinhança para manter as boas relações comerciais com o dedicado doutor.

Ambientado no início do século XIX e baseado no caso real dos assassinos Burke e Hare que em 1827 aterrorizaram Edinburgo com sua série de crimes. Peter Cushing caolho em um de seus melhores desempenhos e a fotografia em preto-e-branco são as maiores estrelas. O clima decadente conseguido nas vielas noturnas e nos pubs lotados, são notáveis em sua excelência estética. Também é notável pela ousadia em alguns momentos de nudez e violência. Os cenários, muito detalhados e barrocos, são quase palpáveis, tal a presença pictórica da fotografia do filme. E ainda temos o grande Donald Pleasence em um de seus primeiros destaques no gênero que o consagraria.


Curiosamente não é produto de nenhuma das três grandes empresas que se consagraram no suspense inglês: Hammer, Amicus, Tigon. The Flesh and the Fiends teve produção da Triad Productions. Está disponível em uma bela cópia widescreen preservando o quadro original, 2.35:1.

• Título alternativo: O Monstro da Morgue Sinistra.
• Em 2010, John Landis dirigiu Burke & Hare baseado no mesmo fato.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈😈

Another day, another shilling...

Nenhum comentário:

Postar um comentário