5 de março de 2017

Humongous

Humongous (Canadá, 1981) 

Diret Paul Lynch
Com Janet Julian, David Wallace, Janit Baldwin.

Humongous

Agora eu vejo! Este é um daqueles filmes que circularam em nosso mercado de vídeo, mas em cópia tão ruim e cortada que merece uma revista nestes tempos de reedições digitais. Na sequencia de abertura, ambientada nos anos 50, uma mulher é violentada durante uma festa. Passam-se trinta anos e temos um grupo de jovens em férias que viaja em seu iate. A embarcação sofre danos nas pedras de uma encosta desconhecida e eles precisam desembarcar ... justamente na ilha onde viveu a tal mulher. Agora, apenas seu filho demente habita o local e obviamente vai caçar e matar os jovens um a um pelas florestas da ilha.

Então o que temos? Humongous é o típico slasher in the woods dos muitos, diversos, incontáveis que proliferaram depois de Sexta Feira 13. A trilha sonora é desajeitada em seus efeitos eletrônicos, todo o elenco se comporta fazendo bobagens e a fotografia insiste em mergulhar o filme em sombras. Nos cinemas deve ter sido uma experiência fotográfica interessante, mas nas cópias em vídeo era impossível ver alguma coisa decentemente. Finalmente agora, em versão digital, podemos reconsiderar a proposta estética do filme, que é bem interessante! A atmosfera conseguida é ótima nas velhas habitações, agora abandonadas e a construção visual do filme tem seu mérito. Ainda assim é discutível a alternativa em deixar a figura do assassino praticamente sem ser vista, sempre exibido em contraluz. O resultado obtido é tão fora do comum que se destaca de muita coisa feita na produção massificada do período.

Em tempos de disponibilidade digital, é interessante reavaliar o mercado da época do home-video. Como análise final resta constatar como estivemos mal servidos tecnicamente nos tempos do VHS e como o atraso tecnológico e cultural parece sempre ser a regra dominante em nossa cultura pop.

• Também conhecido como A Ilha dos Cães. Vale a pena ver de novo sim!

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈

Humongous

Nenhum comentário:

Postar um comentário