9 de março de 2017

O Último Exorcismo

The Last Exorcism (EUA, 2010) 

Diret Daniel Stamm
Com Patrick Fabian, Ashley Bell, Louis Herthum, Caleb Landry Jones.

O Último Exorcismo

Agora é comigo, padreco! Documentaristas procuram pelo reverendo Cotton Marcus para produzir um trabalho sobre suas atividades. Ele é um bem sucedido pastor em sua cidadezinha interiorana. Executa exorcismos quando chamado e é muito respeitado pela comunidade, é bem casado e não deixa faltar nada para seus dois pimpolhos. Marcus revela aos cinegrafistas que a maioria dos exorcismos são encenações para impressionar os necessitados. Mesmo que não haja a real expulsão de demônios, o ritual faz bem para os envolvidos, como uma terapia. Traz a paz de volta às famílias e o reverendo é bem pago pelo serviço. E assim segue a carreira religiosa do padre Marcus até que ele é chamado para atender Nell, uma jovem supostamente possuída pelo demônio.

Nell vive com o pai e o irmão mais jovem em um casarão de fazenda. E aí então o padre Marcus se verá na maior encrenca de sua carreira, no questionamento de suas crenças e tendo que rever suas reservas de fé para atender à situação na qual seus truques baratos não fazem efeito.
Last Exorcism é um found footage bem bacana que tem especial virtude nas inversões de roteiro. Seu ponto forte: não abusa de sustos, nem de sangue, nem de efeitos e talvez por isso seja tão envolvente. Patrick Fabian dá um show e sustenta o filme como o padre que é um grande show-man mas um péssimo exorcista. O equilíbrio do filme acontece exatamente nas idas e vindas entre a farsa e a real intenção em ajudar Nell.

• A música de Nathan Barr (Cabin Fever), com seu toque unplugged, acrescenta mistério na dose certa (e sem escapar do tom interiorano) com seus incríveis vibratos e distorções de cordas.
• Teve uma sequência, Last Exorcism 2, mas é bem fraquinha.
• Melhor cena: a do "blowing job" (e o Diabo é mesmo ardiloso, não?)

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈

O Último Exorcismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário