6 de março de 2017

Pelos Caminhos do Inferno

Wake in Fright (Austrália, 1971) 

Diret Ted Kotcheff
Com Gary Bond, Donald Pleasence, Chips Rafferty, Sylvia Kay.

Pelos Caminhos do Inferno

Decomposição e reconstrução. Incrível drama australiano que esteve perdido por muitos anos. John Grant é um professor que ao encerrar seu ano letivo, desloca-se de sua cidadezinha interiorana para Sydney, para passar as férias. Mas no trajeto, acaba parando em uma outra cidade onde se envolve com os locais. Inicialmente amistosos e sempre dispostos a pagar uma bebida, os habitantes vão se interessando pela figura erudita e refinada do professor. Grant se deixa levar pelas conversas, mais bebidas e relações e acaba inocentemente incorporando os hábitos à sua volta. O preço por se envolver é assumir uma cultura alheia à sua e ceder aos costumes a ponto de perder sua própria identidade. No processo o professor se desconstrói, perde o dinheiro, perde esperanças e perde a razão.

Wake in Fright não é exatamente um filme de suspense, a primeira metade é um drama sobre o desajuste, mas o filme vai ficando bastante pesado quando o professor é tragado pelos hábitos locais, pelas bebedeiras, pela agressividade como inter-relação com o meio circundante. E pesa especialmente nas brutais sequências de caçadas aos cangurus que utilizaram cenas reais de matança. Raramente os desertos australianos pareceram tão insuportavelmente quentes e apocalípticos como aqui.

No elenco temos o sempre excelente Donald Pleasence dominando a cena em uma de suas melhores atuações. Desiludido, cínico e agressivo, Pleasence é o personagem que o professor Grant provavelmente irá acabar se tornando.

Junto a Walkabout de Nicolas Roeg, Wake in Fright serviu a dar ignição ao cinema australiano que faria grandes filmes no decorrer dos anos 70. Desaparecido por muitos anos, recentemente o filme foi resgatado e relançado em uma cópia excelente.

Expectativa 😈😈😈    Realidade 😈😈😈😈

Pelos Caminhos do Inferno
"Curte breja quente?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário