1 de março de 2017

(A) Fronteira

Frontier(s) (França, 2007) 

Diret Xavier Gens
Com Karina Testa, Aurelian Wiik, Patrick Ligardes.

(A) Fronteira

Carne moída de primeira! Grupo de jovens marginais escapa de confrontos com a polícia em manifestações populares. O país está às vésperas das eleições de um candidato de extrema direita e o grupo em sua fuga faz uma parada em uma estalagem para repouso. Decisão muito errada e acabam aprisionados por uma família de neo-nazistas. Neo-nazistas muito sádicos! Neo-nazistas sádicos e ainda por cima canibais!!! O grupo então passará por maus tratos, tortura e mutilação como manda o torture-porn.

E o filme cria a amarga e suprema ironia quando a protagonista Yasmine precisa recorrer da mesma violência para confrontar seus opressores e escapar do cárcere. Para temperar o drama, ainda acrescenta posicionamentos de preconceito social entre opressores/oprimidos, superiores/inferiores, evoluídos/primitivos.

Como em Martyrs, o filme promove um festival de violência à partir de fundamentação mais consistente do que a maioria dos filmes de terror e suspense e aproveita de forma esperta os discursos e oscilações sócio-políticos contemporâneos. Então a consequência do extremo conservadorismo é sempre um banho de sangue? Seja agressor ou seja vítima, quando se ultrapassa a "fronteira" a consequência é desastrosa. Grande exemplar do extreme francês que tem fluência invejável em seus cem minutos de confrontos e agonia.

Eu, sempre que vejo família de malucos que tem açougue particular e tratam as vitimas como carne de porco, acho que tem influência de Tobe Hooper, sei lá. Seja como for (A) Fronteira, independentemente de seus possíveis fundamentos sócio-políticos, é antes de tudo um suspense barra-pesada que extrapola na direção do filme de terror. 

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈

(A) Fronteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário