18 de julho de 2018

Exeter

Exeter (EUA, 2015)

Diret Marcus Nispel
Com Kelly Blatz, Brittany Curran, Brett Dier, Gage Golithly, Stephen Lang.

Exeter

The power of Christ compels you... Terror-pipoca corriqueiro mas assistível. O jovem Patrick trabalhou no asilo Exeter de tratamento para doentes mentais e agora que o local esta fechado – depois de maus tratos aos doentes – Patrick aproveita o ponto para uma grande festa com os amigos. Fim de festa e os seis amigos que permanecem no local arriscam uma invocação via tábua de ouija improvisada e a coisa funciona! Rory, um adolescente amigo de Patrick, é tomado pelo espírito de Devon que habita o prédio.
Devon havia sido um dos mais problemáticos pacientes do local, sua força mental destruidora havia até mesmo sido registrada em sessões de grupo. E quando sua força se liberta, os clichês ameaçam a todos: portas se trancam, desentendimento entre machos, possessões, mortes violentas! Sem poder escapar do local o grupo precisa praticar um exorcismo para reverter a situação.

Exeter se equilibra mais ou menos bem entre a comédia e o terror. Gratuito e inconsequente, é o tipo de filme que desfila certinho tudo o que propôs mostrar, mas não faria falta nenhuma se não tivesse sido feito. Seu grande mérito é a inegável força visual pelas dependências empoeiradas e assustadoras do local em um trabalho fotográfico e climático de primeira linha. Mas ao assumir a referência cômica como as dicas de "exorcismo DIY" via internet e o escracho geral das piadas estupidas, como a morte pela queda na picareta, escolhe o caminho mercadológico mais fácil. Cita satiricamente O Exorcista em vários momentos e também Braindead (Fome Animal) na cena do cortador de grama, mas acima de tudo é Evil Dead o modelo que orienta o filme com as possessões tomando os personagens de um a um. Apesar de poderoso esteticamente não vai muito além de corre-corre e sustos idiotas. Para ver sem nenhuma expectativa.

• O diretor Nispel tem algumas refilmagens polêmicas mas bem recebidas em seu currículo (Massacre da Serra Elétrica, Conan, Sexta Feira 13).

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário