19 de junho de 2019

A Força do Diabo

La Vergine Cavalcano La Muerte (Espanha, 1973)

Diret Jorge Grau
Com Lucia Bosé, Spartaco Santoni, Ewa Aulin, Silvano Tranquili.

vergine cavalcano la muerte


Exploit sutil!?! Drama e terror em um filme sem similares no gênero. Co-produção entre Itália e Espanha dirigida pelo espanhol Jorge Grau e baseado na história da Condessa Bathory. Em um vilarejo, enquanto aldeões buscam evidencias de vampiros atuando na região, a Condessa Erzebeth descobre (ou assim lhe parece) que o contato com sangue pode rejuvenescer sua pele! Para isso ela emprega a ajuda do Conde Ziemmer que simula a própria morte para poder atuar livremente. Mas as suspeitas dos aldeões e autoridades serão intensificadas.

Difícil classificar esta drama incomum cujo ingrediente principal é a excelência visual. A ótima cenografia e o cuidado fotográfico mergulham o filme em um opressiva autenticidade atmosférica de época. Dramaticamente, Grau conduz seu elenco em suspensão emocional, como em uma grande teia de aparências sob a qual executam-se ações dissimuladas. E para sustentar essa ideia, também impressiona a dosagem que o diretor faz dos elementos estéticos sendo sutil ao expor o grotesco! Será A Força do Diabo então o primeiro e único exploitation que prezou pela elegância?! Mesmo contendo violência com animais e ocasionais efeitos sangrentos o filme evita o impacto barato construindo sua narrativa como uma grande entrelinha de ações subterrâneas conduzidas pelos nobres. Nada sugere presença sobrenatural e todo o terror e violência vem das articulações que se originam nas obsessões da Condessa e na cumplicidade do Conde, que aproveita a situação para se aproveitar de jovens camponesas.


Também é interessante considerar a leitura política (no período final da Espanha Franquista) e as manipulações entre classes que o filme tão claramente coloca. Pouco citado e obscuro, La Vergine Cavalcano la Muerte pode ser uma boa surpresa ao fã do gênero. Só falta o devido resgate dessa maravilha em versão digital.

• Atriz cult: Ewa Aulin, como a filha do estalajadeiro que se entrega ao conde.
• Terror: a condessa tem visões com sua própria imagem deteriorada.
• Doeu em mim: a língua cortada da camareira da Condessa.
• O título se refere a um ritual (que vemos na abertura) com um jovem cavalgando até o cemitério para a revelação do túmulo de um suposto vampiro.
• Titulo espanhol: Cerimonia Sangrienta
• Titulo inglês: Legend of the Blood Castle
Em VHS: A Força do Diabo (Video Tapes)

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário