19 de junho de 2019

Um Longo Fim de Semana

Long Weekend (AUS, 1978)

Diret Colin Eggleston
Com John Hargreaves, Briony Behets.

long weekend

Chineladas da mãe-natureza! Um dos grandes filmes dos anos de ouro do suspense australiano. Pena que não foi tão citado quanto outros conterrâneos. Na linha dos filmes onde a natureza se volta contra humanos este é dos melhores. Peter e Marcia partem para um fim de semana na praia para tentar um momento de relax na relação tumultuada, um momento de alternativa ao ritmo mecanizado da vida metropolitana. A praia que procuram na costa australiana é meio desconhecida e pouco frequentada... por humanos! E a recepção aos estranhos não será nada calorosa pela fauna local. Em poucos dias de acampamento a segurança de Peter e Marcia será ameaçada por diversas criaturas locais.

Misterioso e com um admirável senso de suspense constante, Long Weekend é incrivelmente incômodo em sua expectativa e mistério imponderável. A ameaça nunca é declarada ou personificada de forma óbvia, mas vai se compondo no conjunto de ações e consequências pela presença dos protagonistas. Peter e Marcia são intrusos no contexto natural e jamais irão apreender a ameça no timing diferenciado da natureza (que o filme sugere genialmente bem). Como seres urbanos, alienados dos processos naturais, sua reação será a desorientação e finalmente o desespero.

"Desajuste" é a palavra chave de Long Weekend. O desajuste dos humanos entre si e com o meio ambiente é a tônica. Do início ao fim os protagonistas têm ações estúpidas e inadvertidas em relação ao meio externo: jogam lixo pelas janelas do carro, fósforos ainda acesos pelas matas, despejam inseticidas e praticam tiro aleatoriamente em atos constantemente destrutivos. E o meio-ambiente, em sua reciprocidade funcional, ira "trazer de volta" tudo o que a ele for entregue. Mas não é um filme de fácil decifração, ou de narrativa óbvia. Como outros clássicos australianos (Picnic at Hanging Rock, The Last Wave) Long Weekend tem sua durabilidade garantida em seu inacessível mistério.


• Bizarrice: o boto que vem morrer na praia.
• Bizarrice 2: o boto não está morto! Veio se vingar!?!
• Triunfo estético: a foto noturna é genialmente pavorosa.
• Melhor cena: Marcia em pânico ao volante e os patos no para-brisa.
• Teve uma refilmagem bem decente em 2008, dedicada ao diretor Colin Eggleston, falecido em 2002.

Black Phillip já sabia 🐦🐦🐦🐦

Nenhum comentário:

Postar um comentário