26 de junho de 2019

O Cavaleiro Sem Cabeça - o pioneirismo de Washington Irving

Todavia , a causa imediata da permanência das histórias sobrenaturais nessas partes era, sem duvida, consequência da proximidade do Vale Adormecido (Sleepy Hollow). No próprio vento que soprava nessa região enfeitiçada, sentia-se o contágio, ela respirava uma atmosfera de sonhos e devaneios que infestavam toda aquela área. (O Cavaleiro Sem Cabeça)

• Imprescindível coletânea de contos proveniente do Book of Sketches do pioneiro autor ficcional norte americano, sendo os contos O Cavaleiro Sem Cabeça e A Misteriosa Alucinação do Sr Rip, os principais destaques de sua obra. Formal e repleto de rodeios descritivos (e com o "agravante" da tradução de época nesta edição do CDL), o texto de Irving se fundamenta em fábulas de abnegação comovente como na procissão fúnebre de Além da Percepção ou a mútua dedicação do casal em Morangos Maduros.
Entre descrições emocionais e comportamentais anotadas em suas viagens e aventuras, Irving ensaia passagens climáticas de narrativa detalhada e acrescenta sutilezas fantásticas como o cortejo natalino em Os Músicos Fantasmas, a descrição de naufrágio em O Grito dos Náufragos, ou a viagem temporal de Rip Van Winkle.

Agradava-me zaranzar em torno de igrejas rurais, e esta se encontrava tão aprazivelmente situada que, com frequência, me atraia. Erguia-se num outeiro, em redor do qual um pequeno curso d'água fazia uma graciosa curva e, em seguida serpenteava o seu caminho, através de longa extensão de paisagem plana e amena. A igreja era circundada de teixos. A alta torre gótica subia verticalmente em meio deles, tendo em geral gralhas e corvos a redemoinharem à sua volta. (Além da Percepção)

O destaque maior é naturalmente do clássico conto O Cavaleiro Sem Cabeça, a aventura do professor Ichabod Crane que na corte à filha de um abastado proprietário de terras se depara com a misteriosa aparição em uma noite na estrada. Irônico, o autor não estabelece se os fatos narrados são realmente de origem sobrenatural ou uma tapeação aplicada sobre o pobre professor. Dubiedade que caracterizou narrativas fantásticas em diversos momentos.

No persistente e soturno silêncio desse pertinaz acompanhante, havia algo misterioso e aterrador. Quando cavalgavam uma elevação de terreno, Ichabod foi tomado de terror, aperceber que o mesmo estava sem cabeça! Mas seu pavor recrudesceu, ao notar que a cabeça, que deveria estar sobre os ombros, era transportada à frente dele, no arção da sela. O horror de Ichabod elevou-se ao desespero.
_______

Não seria exagero afirmar que a literatura norte-americana de ficção começa com Washington Irving. Antes dele nada há de importante a assinalar. Ele e Fenimore Cooper, sem dúvida os primeiros a aproveitar o material oferecido pelo Novo Mundo aos escritores nele nascidos, desejosos de se subtraírem à imitação passiva dos modelos europeus. (Rolando Roque da Silva, na Introdução)

📚
Leitura Radical
Cavalheiresco e formal.
Leitura Passional
Imagético como uma velha gravura.

O Cavaleiro Sem Cabeça
Os Músicos Fantasmas
O Grito dos Náufragos
Além da Percepção
O Espectro do Noivo
Os Morangos Maduros
O Coração Partido
A Misteriosa Alucinação do Sr Rip
_____________________________
O Cavaleiro Sem Cabeça
The Legend of Sleepy Hollow - Washington Irving, 1819
Editora Clube do Livro - São Paulo, SP - 1972
150 páginas

o cavaleiro sem cabeça

Nenhum comentário:

Postar um comentário