22 de junho de 2019

Outros Reinos - a despedida mágica de Richard Matheson

Contemplei as ondulações na água como se estivesse hipnotizado. Havia algo surgindo sob a superfície. Um peixe? Uma planta que se destacara do fundo? Uma ilusão de ótica?
Uma mão! Emergindo da superfície do lago. Verde, escamosa, com unhas longas, agarrando meu tornozelo. [...] Depois veio algo ainda pior. Uma coisa enorme e redonda surgiu: o corpo ao qual a mão pertencia. Também era coberto de escamas, porém roxo. Tinha uma boca gigantesca e olhos imensos a me fitar, com aparente contentamento.

• Último romance do veterano Richard Matheson, que chegou ao mercado aparentemente sem muito destaque. Outros Reinos é uma história de magia e fantasia bastante despretensiosa relatando as memórias do escritor Alex White, que aos oitenta anos faz uma retrospectiva de sua juventude e seu contato com entidades mágicas no interior da Inglaterra. Servindo na infantaria durante a I Guerra Mundial, Alex conhece Harold que lhe menciona sobre as belezas e a boa vida em Gatford e para lá o jovem se muda a fim de escapar do domínio de seu pai, um autoritário Capitão da Marinha. E nessa cidadezinha interiorana e paradisíaca Alex será alvo do interesse de uma bruxa e uma fada! Curiosamente o autor não poupa detalhismos eróticos e didatismo alternativo sobre os "outros reinos".

Magda prosseguiu, explicando que a chamada bruxaria era uma religião.
– E é mesmo uma religião. Chama-se wicca, uma forma feminina da palavra wicce, do inglês antigo, que significava "bruxa". [...] A wicca pregava a responsabilidade em relação à natureza e buscava viver em harmonia com o meio-ambiente. 

A escrita informal é repleta de inserções e considerações irônicas como um fluxo de percepção interna do autor, que ironiza até algumas formas expressivas das quais faz uso. Matheson compõe sua história quase de modo imperceptível na sucessão dos blocos de eventos em uma narrativa mais voltada à fantasia do que o suspense ou horror. Ainda assim Outros Reinos reserva passagens de pesadelo em efeito surpresa. Como quando Alex é atacado em uma noite de sono inquieto ou quando um dos integrantes do Reino Médio insiste em ataques sucessivos para matá-lo. Um pouco mais longe vai uma sequência em que seus olhos precisam ser retirados para tratamento!!!!

Sendo este o derradeiro trabalho de Matheson, a singela despedida final entre Alex e sua amada ganha um tom especialmente significativo. Assim como uma passagem que se carrega de um notável tom poético e comovente, quando do contato com o espírito de um velho companheiro de batalha.

Tentei conversar sobre nossos dias nas trincheiras, mas dava para ver que ele não estava interessado. Hoje, entendo por quê. A vida após a morte é muito mais interessante. Um dia poderei confirmar isso. Fiquem ligados. Talvez escreva um livro do lado de lá.

🧹
Leitura Radical
Muita ironia dissolve um pouco o mistério.
Leitura Passional
Naturalista e divertidíssimo.
____________________________

Outros Reinos

Other Kingdoms - Richard Matheson, 2011
Editora Bertrand Brasil, Rio de Janeiro - RJ, 2014
Tradução, Roberto Muggiati
315 páginas

outros reinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário