19 de junho de 2019

Um Lugar Especial – o talento maturado de Peter Straub

Se você encontrar esse lugar especial terá que trancá-lo, para que ninguém mais possa entrar. O que vai acontecer nesse lugar dirá repeito somete a você. Ninguém deverá saber a não ser você.
• Um saudável e surpreendente refresco à mania pelos romances caudalosos no fantástico contemporâneo, Um Lugar Especial é uma novela ligeira sobre a influência de um serial killer na formação de um jovem aprendiz. Narrado pelo ponto de vista do garoto Keith, o texto se divide em três pequenas partes: a infância do jovem, em fins da década de 1950, e o fascínio exercido por seu tio Tillman Hayward (tio Till!), a juventude e período escolar, década de 1960, e a surpreendente cumplicidade que nasce entre os dois, nos anos seguintes. Simpático e fascinante em sua condição de outsider, Tillman assume a "docência no crime" dando sugestões e conselhos ao jovem Keith.

– Essa é uma faca afiada, portanto não precisa empregar muita força. Use os músculos do braço e a enterre o mais fundo que conseguir. Ela vai penetrar facilmente, você vai ver. Em seguida puxe a faca com determinação pelo pescoço e dê um pulo para trás, bem rápido, porque o sangue vai jorrar.

Desconcertante e mórbido em sua franqueza, o texto tem uma consistência impressionante nas subjetividades que vai alinhando pelo caminho, como pontas de icebergs de ressonâncias e riquezas surpreendentes em seus significados. Uma aula em síntese literária com sutilezas e subentendimentos  genialmente distribuídos no desenvolvimento da trama. O livro também funciona como prequel para o personagem Keith Hayward que voltaria em Um Passado Sombrio, mas pode ser apreciado de forma independente tal sua força interna e autonomia. Uma bela prova da maturidade de um autor que simplesmente pode fazer o que quiser com seu texto sem precisar se adequar a imperativos mercadológicos.

🔑
Leitura Radical
Breve demais.
Leitura Passional
Rápido e contundente como uma facada.
_______________________________________

Um Lugar Especial

A Special Place - Peter Straub, 2010
Editora Bertrand Brasil, Rio De Janeiro, RJ, 2011
170 páginas

um lugar especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário