11 de dezembro de 2021

O Labirinto

L'uomo Del Labirinto (Itália, 2019)

Diret Donato Carrisi
Com Dustin Hoffman, Toni Servillo, Valentina Bellé, Vinicio Marchioni, Orlando Cinque, Sergio Grossini, Filippo Dini.

L'uomo del Labirinto


Diretor e romancista. Intrigante e absorvente suspense investigativo, mas que tropeça em si mesmo na pretensão. Samantha Andretti é uma jovem encontrada depois de anos de cativeiro nas mãos de um ardiloso raptor. Enquanto a polícia está nas investigações, o Doutor Green (Dustin Hoffmann) tenta desvendar as memórias da jovem raptada. Paralelamente, o detetive Bruno Genko (Toni Servillo), com mais eficiência do que a polícia, se empenha em descobrir o paradeiro do raptor.

Repleto de leituras e pistas... labirínticas, L'uomo del Labirinto é um suspense lento que imerge os sentidos muito bem, mas peca pela pretensão a seriedade. Em uma estrutura intrincada de revelações, o filme se divide em duas partes distintas conduzidas pelo psiquiatra (em um suspeito isolamento com a jovem resgatada) e as buscas do detetive que monta o caminho até o raptor, passando por outros dementes no percurso. Muita coisa lembra O Silêncio dos Inocentes, mas o roteiro, também de Donato Carrisi, tem estatura própria. Temperado por imagens excêntricas como o "depósito de arquivos" de casos de desaparecimento, a "entidade" com cabeça de coelho, o apartamento da garota de programa ou as cenas do cativeiro, o filme, muito dialogado, só peca na lentidão de suas 2 horas de duração e um epílogo que pode escapar à compreensão.

No elenco bem dirigido, Dustin Hoffman dá o devido lastro ao filme e uma importância extra à figura do Dr Green em sua meticulosa atenção em desvendar as armadilhas mentais nas quais Samantha está presa. E Toni Servillo acrescenta o tom de humanismo trágico na pele do detetive Bruno, em sua condição desenganada e disposto a um último ato profissional.

L'uomo del Labirinto tem muito mais a oferecer do que se poderia supor em uma primeira visita, pena que sua pose tenha pesado mais do que seu resultado.....

• Melhor suspense: Bruno preso no porão.
• Impacto dramático: Hoffman revela o tempo de cativeiro de Samantha. 
• Labirinto para o espectador: Green e Bruno se falam no bar ao final.
• Donato Carrisi é um escritor italiano especialista em suspense policial que vem compondo uma carreira no cinema, dirigindo e adaptando seus romances para as telas.

Expectativa 🐇🐇🐇      Realidade 🐇🐇🐇

L'uomo del Labirinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário