23 de dezembro de 2021

Espíritos Obscuros

Antler (EUA, 2020)

Diret Scott Cooper
Com Keri Russell, Jeremy T. Thomas, Jesse Plemons, Scott Haze, Amy Madigan, Graham Greene, Rory Cochrane.

Antlers

Hater de veganos. Terror de constituição irregular, mas com um rendimento ótimo na mescla entre dramas humanos e referências folclóricas. O jovem Lucas vive um fardo insuportável para sua idade. Constantes bullyings na escola e uma situação familiar ainda pior: seu pai e seu irmão caçula parecem acometidos por uma enfermidade progressiva. O pai está cada vez mais agressivo e regredido a uma condição animalesca de fome por carne. Carne crua. Se possível humana....

E Lucas segue com as aparências, sem chance de alterar o quadro. Quando a professora Julia assume aulas na classe dele, dedica especial atenção à situação de reclusão, fragilidade e mutismo do garoto. Mas os desaparecimentos na região e as mortes violentas que vêm ocorrendo podem estar ligadas ao estado animalesco do pai de Lucas. Julia e Paul, seu irmão policial, investigam e trocam informações sobre o caso que pode ter relações com a lenda do Windigo, entidade milenar que revitaliza suas forças comendo a carne dos oponentes.

Desenvolvido com cuidado e tentando escapar de modelos, Antlers cria seu diferencial ao explorar muito bem os dramas pessoais dos personagens. Julia tem lembranças traumáticas de abusos pelo pai e a situação do indefeso Lucas a comove de forma especial. A virtude do filme é o drama bem desenvolvido entre os personagens, mas o roteiro acaba levando a um "clássico filme de monstro" na parte final e o contraste não se justifica. Dessa forma a medonha explicitação de mutilações contrasta estranhamente com o tempo dedicado ao drama humano. 

Pelo menos, o filme passa longe das tentativas frustradas de escapar do formato óbvio do terror-pipoca contemporâneo e é suficientemente absorvente em sua narrativa meticulosa. A vantagem maior é que, com a mão de Guillermo Del Toro na produção, o filme se segura muito bem visualmente e atmosfericamente. 

• Pavoroso: a criatura gerada ainda mantem a pele facial de seu "hospedeiro" como último elemento de humanidade.
• Ousadia: a professora tem que decidir sobre o destino do caçula!
• O diretor Scott Cooper parece ter gostado do fantástico e agora prepara nova produção no gênero: The Pale Blue Eye. Só aguardando...

Expectativa 😈😈      Realidade 😈😈😈

Antlers
Parece que papai já jantou....

Nenhum comentário:

Postar um comentário