22 de dezembro de 2021

Papai Noel das Cavernas

Rare Exports (Finlândia, 2010)

Diret Jalmari Helander
Com Onni Tommila, Jorma Tommila, Rauno Juvonen, Per Christian Ellefsen, Ilmari Jarvenpaa, Risto Salmi, Jonathan Hutchings.

Rare Exports

Da Finlândia para o Shopping. Fantasia cômica que remete às origens folclóricas da lenda do Santa Claus. Uma escavação na Finlândia descobre a montanha onde a criatura que originou a lenda do Papai Noel está enterrada e decide resgatá-lo das profundezas, mas libera uma horda de duendes malignos que começam a raptar as crianças da região. Mais ainda: os duendes se alimentam de renas e põem em risco o comércio dos fazendeiros locais. Um grupo se organiza para contra-atacar e reverter a situação.

E cabe ao jovem Pietari, filho do fazendeiro Rauno, pesquisar a lenda para compreender a ameaça de forma mais ampla e propor soluções antes que os velhos duendes descongelem a criatura gigante retirada das escavações.

Entre a aventura, o horror, e humor anárquico, Rare Exports é uma especiaria cinematográfica que depende de alguma boa vontade para sua aceitação. Pesa muito a seu favor a originalidade e desprendimento de modelos. E na narrativa, onde tudo acontece gratuitamente, como em uma fábula, o pequeno Pietari assume a liderança heroica e condução dos adultos até poder confinar todos os duendes e adestrá-los. A solução hilária para os problemas financeiros dos fazendeiros é o ponto chave do filme.

Divertido, despretensioso e bem conduzido, Rare Exports é um aperitivo natalino que passa longe da breguice atribuída aos festejos da data.

• Épico: Pietari pendurado no helicóptero e seguido pelos duendes.
• Ponto negativo: o Santa Monstro nem tem chance de aparecer.
• Desenvolvido à partir dos curtas do diretor com o mesmo tema.

Expectativa 🎅🎅     Realidade 🎅🎅🎅

Rare Exports
Quanto custa um Papai Noel?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário