16 de junho de 2020

A Chuva do Diabo

The Devil's Rain (EUA, 1975)

Diret Robert Fuest
Com Ernest Borgnine, William Shatner, Ida Lupino, Tom Skerrit, Keenan Wynn, Eddie Albert, Joan Prather.

A Chuva do Diabo

Devil ruim. Terror do mesmo diretor de Dr Phibes em bons cuidados de produção, mas dirigido aos tropeções. Uma seita de satanistas do século XVII, liderada por Jonathan Corbis (Ernest Borgnine) precisa recuperar um livro sagrado que está em posse da família Preston. Para isso aprisiona os pais de Mark (William Shatner) e tenta uma negociação. Mas caberá ao caçula Tom (Tom Skerrit) invadir a confraria e reverter a situação.

Estranho terror dos anos 70 que começa muito bem e desanda na estrutura incerta. Pelo menos The Devil's Rain não perde tempo com embromação e apresentação e dispara ação logo na abertura com Shatner indo confrontar o líder da seita e resgatar os pais na velha cidadezinha onde o culto está instalado. Mas perde o rumo totalmente na sequência, com sua ação desajeitada, trocas de protagonistas e trama mal narrada. Em sua estrutura incomum e explicitações estéticas, o filme é mais ou menos um fiasco B não notado, ou não devidamente destacado. Por sua forma narrativa ambiciosa e resultado tosquíssimo, é inevitável atrelá-lo ao rótulo "cult" (bad cult se existisse o termo). 

O maior problema mesmo é o miscasting de elenco, com atores simpáticos fazendo vilões e atores mala fazendo heróis: péssima ideia colocar Ernest Borgnine como líder satanista. Pior ainda foi caracterizá-lo como um diabinho grisalho com chifres de bode! E pior do pior foi derretê-lo no final!!! Alias, a sequência de derretimentos coloridos é uma das coisas mais mal fotografadas da história dos filmes de terror (Street Trash fez melhor). Junte a isso as caretas de William Shatner e o sempre sem graça Eddie Albert para afundar o filme nas profundezas. Assim, só o Tom Skerrit tem a chance de fazer algo interessante em condução dramática, entre tiros e sopapos nos integrantes da seita.



Para não ficar só xingando: destaque a ótima fotografia atmosférica (com um flashback bem legal em filtro amarelo) e ao interessante trabalho em misturar as estéticas de faroeste (a cidadezinha semi-abandonada) e cerimônias góticas à noite. A trilha sonora bizarra também ajuda muito. Pena que a direção tenha escorregado feio em momentos importantes e Devil's Rain acabou reservado apenas aos amantes de filmes esquisitos.

The Devil's Rain

• Mais um caso de "filme maldito" por ter tido diversos problemas de produção e cuja má recepção afundou a carreira do diretor Fuest, que recorreu a produções de TV para continuar trabalhando.
• O filme teve consultoria de Anton LaVey, o fundador da Igreja Satânica!
• Primeiro filme do John Travolta, em participação pequena como um dos satanistas.
• Única coisa boa: a urna de almas aprisionadas.
• Robert Fuest teve dias melhores em And Soon the Darkness e O Abominável Dr Phibes.
• Borgnine não recebeu um tostão pelo trabalho e o resultado foi tão desastroso que ele decidiu nunca mais participar de um filme do gênero (trivia IMDB). Mas fez Deadly Blessing em 1981 (trivia Black Phillip).

Expectativa 😈😈😈      Realidade 😈

A Chuva do Diabo
Quando o mal encontra o mau...

Nenhum comentário:

Postar um comentário