25 de junho de 2020

A Cauda do Escorpião

La Coda Dello Scorpione (Itália, 1971)

Diret Sergio Martino
Com Evelyn Stewart, George Hilton, Anita Strindberg, Luigi Pistilli, Alberto de Mendoza, Janine Reynaud, Luis Barboo.

La Coda Dello Scorpione

Giallo modelo. Junto a Dario Argento, o diretor Sergio Martino foi um dos delineadores do formato giallo em sua série de grandes thrillers iniciada com O Estranho Vício da Sra. Wardh. Lisa (Evelyn Stewart) recebe um seguro de um milhão de dólares depois da morte do marido e logo uma rede de interesses e assassinatos se forma em torno dela. Entra em cena o playboy Peter (George Hilton) como único capaz de auxiliá-la.

Thriller modelar na estética dos giallos. Quase uma reunião de elementos narrativos dos filmes de Hitchcock, com personagens eliminados antes da hora, pistas falsas (red herrings), o personagem avulso que entra na trama meio sem querer, surpresas violentas e invenções visuais a cada oportunidade. Navega em seu próprio mundo de tramas indecifráveis, assassinos de luva preta e recompõe toda a ordem de seu universo na explicação final. 

O grande mérito do filme é sua ótima dinâmica visual que não perde o interesse em nenhum momento, nem mesmo nos dispensáveis interlúdios eróticos dos protagonistas. Seja apelando ao kitsch dos cenários ou a pesadas luzes expressionistas nos momentos de suspense ou ainda a abusados momentos de violência, La Coda Dello Scorpione entretém com invejável propriedade. Agora, notável mesmo é a solução da trama e dos crimes e os cuidados narrativos para nos despistar durante toda a narrativa.

La Coda Dello Scorpione
Além dos filmes policiais, garrafas de J&B
também compareceram muito nos giallos!

No elenco de caras conhecidíssimas do cinema popular italiano, temos a beleza angulosa da sueca Anita Strindberg como a repórter que investiga os crimes, a eterna coadjuvante Evelyn Stewart (Ida Galli) como a herdeira do milhão, o onipresente Luigi Pistilli como o detetive encarregado das investigações e o sempre correto Alberto de Mendoza dando moral extra ao show.


• Atenção aos quadros de desorientação espacial como na cena da correria pela escada espiral, os amantes de cabeça para baixo sobre a forração amarela, Janine Reynaud morrendo com a cara na janela, ou a inacreditável disposição horizontal no diálogo entre Hilton e o detetive, como o cúmulo do enquadramento style! (é até questionável que muita invenção visual aqui possa ter influenciado Argento! Algo a se estudar...)
• O uruguaio George Hilton celebrizou-se ao estrelar uma dúzia de faroestes nos anos 60. Com a decaída do gênero na entrada dos anos 70, Hilton (como diversos outros) manteve-se no mercado em filmes de suspense e policiais.

Expectativa 🦂🦂    Realidade 🦂🦂🦂🦂

La Coda Dello Scorpione

Nenhum comentário:

Postar um comentário