18 de outubro de 2017

As Bodas de Satã

The Devil Rides Out (Inglaterra, 1968)

Diret Terence Fisher
Com Christopher Lee, Charles Gray, Leon Greene, Nike Arrighi.

As Bodas de Satã

Baphomet is in the house! O que dizer de uma seita satânica que até o Christopher Lee vai contra?! Este é um dos últimos grandes momentos da famosa produtora britânica Hammer. Christopher Lee e Leon Greene descobrem que Simon, um amigo comum está envolvido em um grupo liderado pelo misterioso Mocata (Charles Gray). Lee, um estudioso de ocultismo, desconfia e investiga até descobrir que o grupo é uma seita de satanistas que quer converter Simon e uma jovem amiga ao seu círculo. Com a ajuda de familiares, Lee consegue resgatar os dois jovens e mantê-los sob guarda, mas Mocata é ardiloso e seus poderes hipnóticos irão rapidamente reverter a situação pondo em risco os familiares de Lee.

Clássico da Hammer com a habitual elegância formal e fotografia atmosférica perfeita. A visita de Lee ao salão do observatório, por exemplo, é um primor de eficiência gráfica na qual o sutilíssimo arranjo (ou desarranjo) luminoso causa um desconforto subjetivo, quase imperceptível. No extremo oposto, o epílogo nos traz a sequência delirante da aranha gigante e a figura da morte sobre um cavalo alado para o intencional contraste à sutileza construída! E na alternância narrativa entre Lee e Leon Greene como condutores da ação, o filme ganha muito em dinamismo.

Ambientado nos anos 20, a figura de Mocata foi naturalmente baseada no excêntrico Aleister Crowley e o filme foi feito por insistência de Christopher Lee em adaptar o romance (trivia IMDB). A trilha musical de James Bernard (reciclando material de Horror of Dracula) é incrivelmente eficiente no sustento do filme e sugere o sobrenatural de modo certeiro.
Na verdade o Devil não está riding out como sugere o título, mas mesmo assim a presença do Bode de Mendes, em uma cena rápida na sequência de conjuração, é muito eficiente em sua sugestão de profanação sensorial.

• Charles Gray foi o melhor Blofeld depois de Donald Pleasence. 
• Baseado em livro de Dennis Wheatley, especialista em aventuras sobre ocultismo e autor de Uma Filha Para o Diabo e O Continente Perdido.
• Christopher Lee o considerava o seu filme preferido da Hammer.
• Relançado em versão BluRay, restaurado e com extras!
• Veja mais Terence Fisher.

Expectativa 😈😈😈    Realidade 😈😈😈😈









Nenhum comentário:

Postar um comentário