5 de outubro de 2017

A Casa

La Casa Muda (Uruguai, 2010)

Diret Gustavo Hernandez
Com Florencia Colucci, Abel Tripaldi, Gustavo Alonso.

La Casa Muda (Uruguai, 2010)

Hermanos del thriller! A jovem Laura visita um velho casarão com seu pai e seu tio. Precisam recolher objetos e preparar a venda da casa. Mas Laura se vê repentinamente sozinha e presa no interior do local, seu pai foi agredido e está inconsciente e o tio se ausentou! Laura precisa explorar o local e conseguir sair. Na escuridão do casarão isolado Laura vai descobrir que não está sozinha!

Sem spoilers fica difícil falar sobre este suspense experimental, mas basta dizer que é um dos independentes mais interessantes do cinema moderno.
Sua proposta de criar um espetáculo em "tempo real" é similar a clássicos como Festim Diabólico de Hitchcock, ou Punhos de Campeão de Robert Wise, só que intensificado pelas possibilidades digitais. Se antigamente a limitação da proposta era a metragem física de filme, hoje é megabyte de arquivo. 

Assim a captura em tempo corrente (ou tempo real) é maior na gravação digital e os cortes ficam menos evidentes. Como resultado narrativo para o espectador, fica impossível dar "pause" ou "forward" e o filme simplesmente engole os sentidos de quem assiste em um fluxo de suspense bastante interessante, especialmente considerando os elementos que o constituem: garota - lamparina - casa escura. No decorrer da ação vão se revelando as verdades sobre a situação de Laura, sobre as agressões ao pai e a verdade sobre a casa, que tem ligações com pedofilia e exploração de menores! O filme também experimenta com a estrutura e guarda informações para durante e depois dos créditos! Veja até o fim.

La Casa Muda (Uruguai, 2010)

La Casa Muda ganhou uma refilmagem americana, Silent House (A Casa Silenciosa, 2011), cuja proposta de uma experiência "ao vivo" foi ainda mais marcante do que no original. Para isso o filme repete a forma de um "plano sequência infinito" e acrescenta situações paralelas para dinamizar a atenção e facilitar sugestões e revelações. Também faz um upgrade técnico com a câmera muito mais participativa da ação narrativa. Acrescenta a personagem Sophia, amiga de infância da protagonista e tem produção geral bem mais rica visualmente, o que seria natural na produção norte-americana.

Em ambos os casos não há o que reclamar, cada um cumpre sua proposta muito bem. A vantagem é da refilmagem, que pegou uma grande proposta fílmica em suspense, já testada, e expandiu tecnicamente suas ótimas ideias narrativas, visuais e truques de encenação. Expandiu até o decote da novinha... e não foi de forma gratuita!

• Melhor susto: Laura/Sarah precisa iluminar os corredores com os flashes de sua polaroid!
• A se lamentar nos dois filmes: só dá pra ver uma vez!

Placar Black Phillip
La Casa Muda Expectativa 😈    Realidade 😈😈
Silent House Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈



Nenhum comentário:

Postar um comentário