4 de setembro de 2023

A Ilha

Grand Isle (EUA, 2019)

Diret Stephen S. Campanelli
Com Nicolas Cage, KaDee Strickland, Luke Benward, Kelsey Grammer, Emily Marie Palmer, Zulay Henao.

Grand Isle

Noir desvirtuado. O que está havendo com o Nicolas Cage? De uma carreira consistente, o cara está topando fazer qualquer coisa que apareça pela frente. E o resultado é prejudicial tanto para ele quanto para os filmes que o têm como atrativo. Este Grand Isle fica na média entre as coisas boas que o ator tem feito e as inexplicáveis produções de baixo nível em que ele se mete. O filme é um suspense em baixa voltagem que soma elementos de film noir a terror de gente encarcerada.

O ex-fuzileiro Buddy vive de serviços precários e quando faz um concerto na cerca de Walter, ex-combatente do Vietnã, acaba ficando retido na casa dele por causa de uma forte tempestade. E nessa noite, ele estreita o contato com a sensual Fancy, esposa do veterano e se envolve perigosamente no jogo de traições e intrigas entre o casal. Buddy pode estar sendo tragado por uma situação entre dois desequilibrados e quando um segredo inconfessável é citado à respeito do porão da casa, o jovem fuzileiro pode ter sua vida posta em risco.

Diversas curiosidades temperam Grand Isle. A primeira é a evidente variação em estrutura noir, nas revelações e até na sugestão de Walter em matar a esposa com a ajuda do inquilino casual. Outra curiosidade é a voltagem baixa e lenta da narrativa que faz o filme adquirir uma curiosa estrutura em "dramaticidade slow motion", claustrofóbico, concentrado e envolvente como uma peça teatral, mas isso faz com que grandes elementos dramáticos fiquem subaproveitados. A economia nas caretas de Mr. Cage também é ponto a favor do filme e ele rende muito bem  na contenção e surtos ocasionais. Pena que o protagonista fraquinho não consiga carregar o drama muito bem. O maior problema mesmo é que o filme perde a chance de um encerramento mais dinâmico e vai esfriando e comprometendo sua boa estrutura de roteiro.

• Referência noir: saco de dinheiro para matar a esposa.
• Referência terror: gente trancada no porão.
• Referência country: detetive preconceituoso.
• Referência cult: canções de jazz citadas.
• Integridade estética: a escuridão sufocante do filme todo.
Flop flagrante no final: o bebê tranquilo, mas com som de choro!

Expectativa 😈😈       Realidade 😈😈

Grand Isle

Nenhum comentário:

Postar um comentário