26 de setembro de 2023

Noite Infernal

Hell Night (EUA, 1981)

Diret Tom DeSimone
Com Linda Blair, Vincent Van Patten, Peter Barton, Jenny Neumann, Kevin Brophy, Suki Goodwin, Jimmy Sturtevant.

Hell Night

Oldie mais ou menos goldie. Simples assim: Hell Night é um clássico do terror teen dos anos 80. Considerando que o termo "clássico" refere a um modelo exemplar, um modelo definido, como uma receita a ser repetida, então o termo se aplica perfeitamente aqui. Só que neste caso, "clássico" não significa virtude e sim clichê. A premissa é um primor em cara-de-pau: quatro estudantes, ingressantes em uma fraternidade estudantil, precisam passar uma noite em uma mansão onde viveu uma família de freaks. É possível que alguns deles ainda vivam no casarão...

E o filme simplesmente segue nessa ideia sem nem tentar acrescentar alguma variação ou novidade. Cumpre seu tempo com mortes sequenciais e estende descaradamente qualquer cena de suspense ou antecipação com o máximo de lentidão que consegue. Então, entre as pranks dos veteranos e as ameaças reais no casarão, o filme vai indo como pode. Mas, vendo pelo lado bom, pelo ponto de vista do exercício em produção barata, Hell Night é lição de casa muito bem feita. Se é pobretão de roteiro, compensa com uma atmosfera visual impecável em seu clima de casarão vitoriano e fotografia perfeita com suas luzes de recorte, sombras e candelabros. Também tem as ótimas caracterizações dos irmãos freak que atacam pelos corredores e subterrâneos, além de um final bem bacana.

Hell Night

É claro que o saudosismo da era VHS pesa positivamente a favor do filme, mas pela simplicidade de meios e o resultado obtido, este o filme que todo estudante de cinema teria orgulho em realizar. Óbvio ao extremo e atmosférico como poucos, Hell Night é daqueles entretenimentos macabros que coloca o espectador em um lugar seguro, como um simples passeio de trem fantasma.

• Pior atriz: Linda Blair (tadinha), não consegue expressão em momento nenhum!
• Melhor morte: o freak empalado no portão!
• Coisa de pesadelo: o corre-corre pelos tuneis do subsolo!
• Pelo menos uma vez, um assassino ficou morto mesmo, e não deu o batido final jump!
• Junto a O Exorcista e Savage Streets (1984), formou uma espécie de "trilogia cult" de consagração à Linda Blair.

Expectativa 👿👿          Realidade 👿👿👿

Hell Night


Nenhum comentário:

Postar um comentário