22 de abril de 2019

Larry Cohen - a liberdade inconsequente do cinema B

Larry Cohen films

"Muitos filmes A são esquecidos rapidamente. São chatos, lentos e tediosos.
Filmes B são excitantes, são rápidos e energéticos!"

Um dos mestres do cinema B americano que curiosamente não foi tão citado quanto mereceria. Geralmente lembrado pelo cult Nasce um Monstro, Cohen teve uma carreira mais variada do que a média dos diretores de sua área de atuação. Iniciou atividades nos blaxploitation do comecinho dos anos 70 com Bone, seguido do cult O Chefão de Nova York. Com Nasce um Monstro iniciou uma bem sucedida carreira no fantástico/terror que o consagraria como uma espécie de Roger Corman moderno.


Larry Cohen films
• Larry Cohen nasceu em Nova York em 1936. Estudou cinema na City College of New York graduando-se em 1963. Iniciou carreira na TV roteirizando séries, entre elas a famosa Os Invasores (1968-1970). A boa receptividade ao citado Nasce um Monstro orientou sua carreira ao fantástico, linha na qual o diretor experimentou alternativas como um garoto fascinado pela liberdade inconsequente do cinema enquanto entretenimento pop. Em seus melhores momentos criou filmes únicos, de fascínio bastante especial como God Told Me To e Special Effects. Sua Nova York natal lhe serviu de cenário para as extravagâncias fantasiosas como a caçada ao monstro alado Quetzakotl em Q the Winged Serpent, os tiroteios nas ruas em Black Caesar (O Chefão de Nova York) ou a ambulância que dá sumiço nas vítimas em A Ambulância. Sua predileção por maus atores é uma óbvia extensão de seu humor assumidamente B. Michael Moriarty, David Carradine, Eric Bogosian, Eric Roberts, Michael Parks, John P. Ryan, a lista é invejável e só pode ser entendida como intenção a um cinema anti-convencional ao que ditavam os grandes estúdios. Intenção também notável em outros compromissos extra-direção como nas produções e roteiros dos quais participou (Maniac Cop e Uncle Sam como os mais famosos). Cohen faleceu em 2019 vitimado pelo câncer.


__________________________
Alguns destaques em sua filmografia

1972 Bone • Yaphet Kotto é um marginal que invade a residência de um casal classe alta, mantem a esposa do proprietário de refém e exige que ele retire uma alta soma em dinheiro de sua conta bancária. Conflito social e racial em um suspense mediano que falha tanto nas ousadias da linha black cinema quanto como simples filme de suspense. No entanto, é uma curiosidade da época e que bem merece uma conferida. 😈😈

1974 It´s Alive (Nasce um Monstro) • Bebê sofre mutação e nasce deformado e muito agressivo. Enquanto ataca pessoas pela cidade seus pais e a polícia empreendem uma busca pela cidade. Desajeitado e e de baixíssimos recursos, Nasce um Monstro é um cult exemplar do cinema independente caracterizado pela apelação e pelo extrapolar assumido indo aos limites da comicidade. Mas curiosamente tudo o que haveria de absurdo nas situações bizarras deixa de ser risível pela trilha sonora de Bernard Herrmann. Exemplo maior do "tão ruim que é bom!" Teve uma refilmagem fraquinha em 2009 que comete o equívoco da pretensão ao realismo e perde todo o charme esculachado deste original. 😈😈😈

1976 God Told Me To • Detetive investiga assassinatos em Nova York. Possivelmente o melhor filme do diretor. Veja o post.

1978 It Lives Again • Sequência de Nasce um Monstro. John P. Ryan volta como o pai injustiçado do filme anterior, para avisar um casal sobre os perigos da contaminação que vem transformando os recém-nascidos em monstrinhos assassinos. Dois grupos rivais se formam na situação: um de cientistas querendo estudar e reverter o problema, outro de milicias armadas empenhado em destruir as criaturas. No curioso elenco, participações de John Marley (o diretor de cinema em Poderoso Chefão) e Eddie Constantine (o detetive de Alphaville)! No mesmo nível B de produção do anterior, e bem mais dinâmico. A série se perdeu no terceiro capítulo: Island of the Alive (1987), que tem a melhor produção da trilogia, mas situações e direção desajeitadas. 😈😈

1982 Q, the Winged Serpent • Uma criatura mitológica esta aninhada no topo do prédio da Chrysler em Nova York. Michael Moriarty é um ladrão desastrado que descobre o paradeiro da criatura. Tentativa de repetir a forma dos filmes de monstro (Ray Harryhausen como a maior referência) em uma despretensiosa aventura. Simpáticos efeitos stop-motion velha guarda e uma assumida fantasia (como um "desenho animado com gente") garantem a fluência narrativa. Porém nem sempre o desarranjo classe B funciona e aqui temos um roteiro de ideias legais, mas o diretor em um dia ruim. O elenco também não ajuda: David Carradine e Michael Moriarty no mesmo filme pode ser um desafio que mesmo os devotos do cinema B terão dificuldade em enfrentar! 😈😈

1984 Special Effects • Zoe Tamerlis é uma pretendente a atriz que aceita qualquer trabalho para chegar a um determinado diretor de cinema. Entre fotos para calendários e outras encomendas abusivas, ela conhece o decadente diretor Chris Neville (Eric Bogosian) e o encontro termina muito mal para ela! Seu namorado é detido pelo desaparecimento da garota e quando uma sósia dela é descoberta, Neville usa a situação e os protagonistas reais como material de seu novo filme! Variação inspirada em Vertigo. Um filme com um fascínio irresistível em nível de cinema B, sobre bastidores de filmagem e explorando o folclore dos filmes snuff. 😈😈😈😈

1985 The Stuff • Substância alimentícia provoca mutações em quem ingere e causa uma contaminação crescente. Sátira à industria alimentícia. Veja em Body Horror.

1989 Wicked Stepmother (A Madrasta) • Último filme de Bette Davis. Constrangedora comédia na linha das sitcoms televisivas mas fraquinha de texto e direção. Bette é uma feiticeira infiltrada em uma família americana causando diversos atritos e confusões depois de se casar com o patriarca. No elenco, Lionel Stander, Barbara Carrera, e David Rasche (Na Mira do Tira). 😈

1990 The Ambulance • Desenhista de quadrinhos descobre trama de desaparecimentos. Veja em Meu Lixo.

1996 Original Gangstas • Cohen retoma o filão black power em uma divertida manobra full circle voltando às origens de sua carreira. Membros de uma antiga gangue de bairro se reencontram e confrontam novo grupo de marginais que aterroriza os moradores. Aventura mediana  com elenco cult reunindo estrelas da Era de Ouro do cinema black: Fred Williamson, Jim Brown, Pam Grier, Richard Roundtree e Ron O'Neal! Só faltou uma trilha sonora à altura. 😈😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário