21 de abril de 2019

Antiviral

Antiviral (Canadá, 2012)

Diret Brandon Cronenberg
Com Caleb Landry Jones, Sarah Gadon, Reid Morgan, Douglas Smith.

antiviral

Acho que meu corpo se virou contra mim... 
não sei quanto tempo mais vou continuar fazendo isso...

Comunhão biológica. Drama e ficção em um trabalho incomum dirigido por Brandon Cronenberg, filho de David! Seu primeiro longa é uma incômoda visão do vazio cultural contemporâneo alimentado pela mídia eletrônica. Em um futuro indeterminado, a população, em insana idolatria por celebridades, pode se deixar infectar pelas mesmas enfermidades de seus ídolos! O jovem Syd March é funcionário da conceituada Lucas Clinic e começa a traficar células para o mercado pirata!

Mas o sistema de segurança é implacável com seus funcionários e com as revistas diárias a cada expediente de serviço cumprido. Assim a forma mais eficaz de tráfico é injetar o vírus em si mesmo e, uma vez fora da clínica, isolar a infecção em um equipamento mantido clandestinamente. Syd vive esse processo, mas as consequências começam a se manifestar em pesadelos e debilitação física. Quando Syd trafica o sangue de Hanna, a maior estrela midiática da ocasião, vai se deparar com um poderoso grupo de manipulação do mercado paralelo das vendas de células.

Doentia ficção que faz do gênero body horror sua base, mas não sua opção formal. Antiviral tem um pouco da escatologia visceral do gênero, mas todo seu horror vem do subjetivo, e principalmente de seu humor macabro explorando a demência submissa das massas humanas à mercê da mídia. Tem humor mas não dá pra rir... Como no subtema das carnes sintéticas desenvolvidas a partir de células das celebridades e que são consumidas avidamente pela população! Ou os transplantes de pele para o seu corpo, para poder ficar tocando a "pele dos astros"! Idealização platônica em nível demente!
Com sua aflitiva brancura fotográfica e um protagonista muito adequado em sua palidez doentia, Antiviral é calculado para causar o desconforto de uma sala de espera hospitalar. Seria natural associar a visão do diretor Brandon ao trabalho do pai David Cronenberg, mas Brandon tem sua voz própria e deve vir com coisas bem legais por aí. Atualmente filma a ficção Possessor.

• Grande cena: incorporando o sonho de consumo popular, Syd se confunde com o outdoor na cena de abertura.
• "Do corpo dela para o seu, uma comunhão biológica" é o tema das vendas de Syd.
• Participação de Malcolm McDowell.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈

Vai, filhããão....

Nenhum comentário:

Postar um comentário