2 de abril de 2019

O Castelo de Otranto - um clássico de verdade!

– Reverendo frade, venho à procura da princesa Hipólita.
– Hipólita – repetiu uma voz cavernosa – Vieste ao castelo em busca de Hipólita? 
Então a figura, virando-se lentamente, mostrou a Frederico as faces descarnadas e as órbitas vazias de um esqueleto envolto num capuz de ermitão.

• Considerado raiz da literatura gótica, o romance do escritor inglês Horace Walpole é modelar em todas as suas passagens. Literalmente um clássico. A medida da influência da obra é facilmente detectável nas situações que se sucedem, na dosagem das informações, nas passagens teatralizadas (a influência de Shakespeare é citada pelo autor no prefácio) e até algum humor. O romance conta a história do principado de Otranto e a desventura do príncipe Manfredo, cujo filho Conrado morre logo no início da história, esmagado pela queda de um misterioso e enorme elmo de ferro! A tragédia abala toda a estrutura da família real e Manfredo, em um acesso de loucura decide se separar de Hipólita, sua esposa infértil, e se casar com Isabel, a noiva pretendida ao filho falecido! Manfredo quer dar continuidade à linhagem real e permanecer no castelo usurpado por sua família, mas fatos sobrenaturais irão atrapalhar seus planos.

"Manfredo, indeciso ante a fuga de Isabel, que chegara à escadaria, e incapaz de afastar os olhos do quadro que começava a mover-se, tinha, contudo, avançado alguns passos em sua direção, sempre olhando para o retrato. Viu então que a figura pintada abandonava o lugar e descia ao chão, em atitude grave e melancólica. [...] 
– Sonho? bradou Manfredo, recuando – Ou até os demônios se unem contra mim? Fala, espectro infernal, e se é meu antepassado, por que queres também conspirar contra teu desventurado herdeiro?
Antes que pudesse terminar a frase, o fantasma suspirou de novo e fez um gesto para que Manfredo o seguisse."

O desequilíbrio de Manfredo e a fuga de Isabel disparam os eventos fundamentais da trama que segue fluente e com os ganchos de ação muito adequados ao desenrolar. Naturalmente que pesa, à leitura contemporânea, os rebuscados diálogos formais, mas tudo o que se pode esperar do gênero se encontra aqui: monarcas intempestivos, jogos de lealdade incondicional, manifestações sobrenaturais, visões, intrigas amorosas, segredos do passado, donzelas defendidas por bravos cavalheiros, e um desfecho trágico envolvendo um esfaqueamento fatal e entidades se pronunciando entre trovoadas!
Lançado originalmente de forma anônima, o romance teve bastante repercussão fazendo com que o autor preparasse um prefácio assumindo a autoria na segunda edição. Uma obra imprescindível aos interessados em literatura gótica, romântica ou fantástica.

🏰
Leitura radical
Os blocos de atmosferas distintas prejudicam a forma geral.

Leitura passional
Divertidíssimo e imprescindível clássico.
______________________________
O Castelo de Otranto
The Castle of Otranto - Horace Walpole, 1764
Editora Nova Alexandria - SP - 2010 - 152 págs
Clube do Livro - SP - 1964 - 135 págs

O Castelo de Otranto

Nenhum comentário:

Postar um comentário