6 de abril de 2019

Foi Deus Quem Mandou

God Told Me To (EUA, 1976)

Diret Larry Cohen
Com Tony Lo Bianco, Sandy Dennis, Deborah Raffin, Sylvia Sidney, Richard Lynch, Sam Levene.

God Told Me To

Deus disse que filme B é melhor! Suspense cult e um dos melhores filmes do diretor Larry Cohen (1936-2019). Tony Lo Bianco é um detetive em Nova York que se depara com diversos casos de assassinatos a esmo e sem conexão entre si. O único dado em comum é que os criminosos revelam "foi Deus quem mandou..." quando questionados sobre seus atos. Tony leva adiante as investigações até descobrir uma possível entidade que vem influenciando as pessoas a cometer crimes. E vai descobrir verdades perturbadoras sobre sua própria identidade!

Um dos grandes filmes do independente americano, e seguramente um clássico de seu período. Difícil classificá-lo entre terror, ficção, thriller policial. O filme mistura elementos narrativos diversos em uma trama concisa. Por vezes ingressa no absurdo, mas é tão ambicioso em suas ideias e na forma de expô-las, que se sustenta incrivelmente bem nas progressivas revelações sobre a verdade por trás das ações e os desdobramentos sociais posteriores. Também rescende do melhor da produção independente, com filmagem nas ruas e passantes olhando, autenticidade fotográfica na Nova York natal do diretor, ótima inventividade visual e boa trilha sonora old school, que deveria ter sido feita por Bernard Herrmann mas é de Frank Cordell. 

Melhor de tudo é mesmo a fotografia com a "cara de anos 70" que confere ao filme um caráter de saudosismo e realismo (chegando a lembrar Operação França em vários momentos). Ousado, criativo na revisitação de clichês e provocador em seu ataque a dogmas religiosos, God Told Me To é facilmente destacável como um clássico do cinema fantástico americano.

• Melhor cena: a mulher tenta esfaquear o detetive no corredor escuro!
• Pior efeito: a mulher abduzida.
• Menção honrosa: o cartaz lembrando as ficções pop dos anos 50!
• Subestimado: Tony Lo Bianco nunca foi um grande ator mas sempre deu credibilidade aos filmes onde apareceu.
• Richard Lynch é um caso sério: levanta a saia e sugere fazer filhos com Lo Bianco!!!
• Participação do comediante Andy Kaufman como o policial que dispara em meio ao desfile!
• Título alternativo: Demon.
God Told Me To é dedicado à memória de Bernard Herrmann.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈😈

...the director told me to...

Nenhum comentário:

Postar um comentário