24 de janeiro de 2022

Criaturas Atrás das Paredes

People Under the Stairs (EUA, 1991)

Diret Wes Craven
Com Brandon Adams, Ving Rhames, Everett McGill, Wendy Robie, A. J. Langer, Bill Cobbs, Sean Whalen.

Criaturas Atrás das Paredes


Conto de fadas hardcore. Geralmente se critica a obra do diretor Wes Craven aplaudindo seu início de rebelde outsider da indústria para depois atacá-lo pelo sucesso de Nightmare on Elm Street (A Hora do Pesadelo). Pois bem, se sua ousadia formal dos tempos de Last House on the Left e Quadrilha de Sádicos cedeu aos imperativos do mercado pop do terror oitentista, o que dizer deste Criaturas Atrás das Paredes? Uma aventura-de-terror repleta de comicidade e com uma estrutura formal única no fantástico cinematográfico.

Craven vinha de erros e acertos na carreira com o desastroso Deadly Friend, o ótimo Serpent and the Rainbow e o equívoco de Shocker. Tudo podia acontecer neste Criaturas Atrás das Paredes, e por uma configuração mágica, tudo se alinhou para o benefício do filme! Erros e acertos da produção se converteram em uma obra única que só encontraria espaço (e legitimidade) no cinema fantástico.

O filme conta a aventura de descoberta do garoto Fool, que, para arrumar o dinheiro do aluguel e não ter sua família despejada, aceita auxiliar Leroy (Ving Rhames) em um assalto, justamente no casarão dos proprietários de grande parte das casas da vizinhança. Aproveitando a ausência do casal proprietário, Leroy e Fool entram no misterioso casarão para descobrir segredos pavorosos. Além das suspeitas por uma coleção de moedas de ouro e dinheiro retido ilicitamente, a casa funciona como uma fortaleza e os mantêm presos no interior. Fool irá descobrir inúmeros habitantes vivendo aprisionados no porão e regredidos a condições animalescas e poderá acabar se tornando um deles se não encontrar uma saída! 

A situação básica do casal vilão que aprisiona crianças remete claramente à estrutura de fábula e a maior curiosidade e virtude do filme é como conseguiu cumprir sua metragem com uma situação tão simplória. Fool corre e se esconde em cômodos e vãos pela maior parte do tempo, faz amizade com Alice, a jovem que supostamente é filha do casal, dribla os ataques de Prince, o rottweiller guardião, desvenda a verdade do local – em uma jornada paralela a seu amadurecimento – em uma trajetória que poderia ter posto o filme a perder devido à repetição estética. Mas não perde a dinâmica narrativa em nenhum momento, misturando ingredientes ousadamente na constituição de uma fábula macabra.

Criaturas Atrás das Paredes

De uma aventura leve com os corre-corres pela casa e ataques do cachorro, o filme assume o horror nos crimes insanos do casal e alguns detalhes explícitos e sangrentos que deram problema com a MPAA, na época. E o que poderia ter sido um tropeço – a mistura de violência, farsa, comicidade e insanidade – acaba sendo a maior virtude do filme, em sua conjunção sem paralelos no cinema fantástico. Na prateleira alternativa, Criaturas Atrás das Paredes fica ao lado de Sentinela dos Malditos, Silent Night Bloody Night e outros que, por vias indecifráveis, conseguiram um resultado apreciável, apesar de não referenciarem nenhum modelo conhecido.

People Under the Stairs

No elenco, destaca-se Sean Whalen como Barata, que acabou virando "ator cult" em participações posteriores. Everett McGill e Wendy Robie são o casal insano, ambos vindo da série Twin Peaks. Ving Rhames em um de seus primeiros destaques, já evidenciava sua intensidade e simpatia. Brandon Adams apareceu dançando no clip Smooth Criminal, e seguiu carreira convencional na TV.

• Pavoroso: o corpo jogado no poço do porão.
• Melhor engenhoca: a escada que vira rampa!
• Melhor vilão: Everett McGill, se empenhando voluptuosamente nas ações criminosas e vestido com seu "figurino sado-masô"!
• Melhor morte: Prince apunhalado pela baioneta!

Black Phillip já sabia 😈😈😈😈

Criaturas Atras das Paredes
"O Craven se vendeu!"
"Não se vendeu!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário