6 de fevereiro de 2022

Luar - o horror elegante de James Herbert

Luar James Herbert


Os dois tinham marcas de um método de profanação: órgãos removidos, o coração mordido, objetos colocados dentro do corpo profanado. No caso da mulher, retirados do quarto onde ela vivia, no menino foi sujeira e grama. Algumas flores secas também. Atos de um lunático, é claro, com algum método louco.

Luar é um romance de horror do pouco citado escritor inglês James Herbert. De estilo cuidadoso e elegante, Herbert conduz sua história de forma muito convincente e sem apelar a obviedades sejam elas literárias ou do gênero. A maior curiosidade (e virtude) da obra é que, tudo o que habitualmente pode ser atacado no formato pop-best-seller é tão bem dosado e equilibrado que o livro flui de modo muito agradável, sem engodos e sem pretensão fake. O preço que paga é que, pela opção mediana, não vai além da simpatia ligeira de uma novela B.

Jon Childes é um professor de informática em uma rede escolar que volta a ter visões apavorantes de crimes que ocorrem em sua comunidade. Por alguma conjunção psíquica ele visualiza as ações do assassino (mais ou menos como Dean Koontz faria posteriormente em O Esconderijo) e passa a ser seguido pelo criminoso. Childes vem de uma situação traumática recente, quando suas visões ajudaram a polícia na solução de crimes, mas causaram o desequilíbrio em sua vida e separação da esposa. Agora o quadro tende a se repetir... 

O pequeno cadáver foi arrancado do caixão forrado de seda e agora Childes podia ver os pequenos olhos abertos, sem expressão, sem força de vida.

Não havia ninguém ali. Mesmo assim, Jeanette sentia uma presença. Um arrepio lhe fez cócegas nos seus braços nus. Afastou-se do armário, andando cautelosa entre as duas fileiras de camas, relanceando o olhar para as sombras embaixo de cada uma delas antes de passar, receando ser agarrada pelo tornozelo.

Herbert escapa à tentação de encher a obra com informações inúteis para ganhar páginas, e concentra muito bem a narrativa no que importa: a crescente agonia do professor Childes em descobrir o criminoso antes que ele mesmo, ou seus próximos, sejam vítimas. Em uma narrativa fácil e de leitura ligeira, Luar é uma obra mediana e uma boa amostra do texto refinado de James Herbert, um autor que infelizmente nunca teve uma boa acolhida em nosso mercado.

• Alguns romances do autor tiveram uma interessante versão para cinema em Aterrorizante Confronto Final, Haunted e The Unholy. Seu maior sucesso foi A Invasão dos Ratos (no cinema, Olhos da Noite).


🌝
Leitura Radical
Pouco esforçado enquanto criação.
Leitura Passional
Ligeiro, mas apavorante nos momentos certos.
__________________

Luar

Moon, James Herbert, 1986
Editora Best Seller, São Paulo, SP, 1987
267 páginas

Luar James Herbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário