12 de fevereiro de 2022

Terror na Ópera

Opera (Itália, 1987)

Diret Dario Argento
Com Cristina Marsilach, Urbano Barberini, Daria Nicolodi, Ian Charleson, William MacNamara, Barbara Cupisti, Carolina Cataldi.

Dario Argento Opera

Genial histrionismo técnico. Suspense do cultuado Dario Argento e um de seus melhores momentos em revisitação às convenções estéticas de sua obra. Beth é uma jovem cantora soprano que tem sua grande chance na encenação de Macbeth quando a cantora principal sofre um acidente. Mas Macbeth tem a tradição de dar azar aos envolvidos e logo os próximos de Beth serão mortos por um misterioso assassino.

Claramente inspirado em Fantasma da Ópera, este é um dos mais imersivos e divertidos thrillers do diretor. Salta imediatamente à percepção a "câmera-olho" mais alucinada já vista no cinema do diretor, especialmente na primeira meia hora com seus movimentos furtivos e pontos-de-vista em deslocamento, culminando na incrível sequência com a visão dos corvos que sobrevoam a plateia no teatro (trinta anos antes dos drones!).

Na obra (opera) do diretor, o filme Tenebre (1982) marcou seu fim de ciclo criativo e experimental com a repetição de convenções visuais. Depois dele os filmes de Argento foram revisitações a modelos. Nesse conceito, Terror na Ópera é um dos mais bem produzidos pesadelos de toda sua filmografia. Remete à sua melhor fase artística e exemplifica perfeitamente a intenção sensorial que caracterizou seu cinema, além de ser um show invejável de técnica e ideias malucas. A mais famosa são as agulhas enfileiradas na fita colante para impedir Beth de fechar os olhos e assistir aos crimes, exatamente como fazemos enquanto espectadores. Beth seria então a espectadora do assassino assim como nós somos aprisionados pelo diretor em sua encenação delirante que dispensa alinhamentos lógicos, explicativos ou que conduzam a um retorno seguro na narrativa. Beth, assim como o assassino, também tem seus desequilíbrios emocionais e o cérebro pulsante em close pode ser de qualquer um dos dois, dependendo do foco narrativo.

Dario Argento Opera

E no desfile de excessos techno-visuais temos os lugares conhecidos do cinema de Argento, como os corredores de cortinas vermelhas, a jovem desamparada sob a chuva, a visão distorcida sob o efeito do colírio, visões subjetivas de personagens avulsos à trama principal, "enganos" na memória da protagonista, e as inserções inesperadas como a garotinha na passagem de ar, o disparo pelo olho de vidro da porta, a ponta da lâmina atravessando o maxilar e aparecendo na boca da vítima, o cadáver "enfeitando" a paisagem bucólica (como O Açougueiro de Chabrol), até a surpresa maior com o desequilíbrio de Beth e o salvamento da lagartixa no fim!

Assim, Terror na Ópera é uma visita a um espaço demente no suspense cinematográfico. Um lugar já conhecido e consagrado na memória dos fãs, um parque de diversões macabro que só poderia existir na forma de filme.

Dario Argento Opera

• Curiosidade: o agente policial Daniele Soavi é feito pelo diretor Michele Soavi.
• Daria Nicolodi, ex de Argento, aceitou participar por causa da elaboração técnica envolvendo sua morte (trivia IMDB), um dos grandes momentos do filme.
• Melhor ator: o corvo expondo no bico o olho arrancado.

Black Phillip já sabia 👿👿👿👿👿

Dario Argento Opera

Nenhum comentário:

Postar um comentário