8 de janeiro de 2022

Caveat

Caveat (Reino Unido, 2020)

Diret Damian McCarthy
Com Jonathan French, Leila Sykes, Ben Caplan, Inma Pavon.

Caveat

David Lynch dormiu feliz. Notável bizarrice britânica que merece citação entre os grandes do weird cinema. Damian McCarthy arrisca tudo em seu primeiro longa, um horror que explora distorções de memória e realidades alternativas na aventura de Isaac, um desmemoriado, recém saído de uma clínica que aceita um trabalho simples de cuidar de Olga, uma jovem com distúrbios comportamentais. Reclusa em sua casa decrépita, Olga tem segredos no porão e algumas informações que farão Isaac entrar em uma espiral de demência sem saída!

Caveat aprisiona a atenção logo de início com a situação pouco explicada de Isaac e Moe, seu contratante para o serviço. Quase nada é esclarecido e a construção de personagens é mínima. E as condições para o trabalho de cuidar da jovem Olga se mostram suspeitas: ela vive só em uma casa caindo aos pedaços, a casa fica em uma ilha e Isaac precisa se submeter a ficar acorrentado a um colete que limita seu acesso aos cômodos! Quando o contato de Isaac com a isolada Olga se acentua, levantam-se questões passadas e fatos dos quais ele não se recorda, e uma assustadora rede de acontecimentos pregressos do local.

Assistir a Caveat é como dar as mãos ao doutor se deixar levar a uma tour de regressão pela mente de um louco! As revelações e sustos vão compondo um pavoroso painel de demência que repele os sentidos na mesma medida em que encanta em sua atmosfera macabra e decrépita. Mas a demência não se limita a Isaac como condutor da narrativa. Tanto Olga quanto Moe, tem sua porcentagem de insanidade sugerida e quando as ações começam a se repetir, ou refletir em círculos, de Isaac para Olga e vice-versa, a construção labiríntica do filme parece realmente não ter saída! Aliás, círculos são um elemento chave na sutilíssima narrativa de Caveat. A ideia da duplicidade e repetição, é inserida em diversos momentos em ações e elementos gráficos.

Também é marcante a opção a comicidade de alguns momentos, a comicidade macabra é fortificante do desconcertante do filme, como o ridículo inerente ao colete de Isaac, o gorro sobre os olhos arregalados do cadáver, Olga tampando a visão como uma criança (como referência a não vejo - não ouço - não falo), e especialmente o coelho horrível que bate tambor e serve de "detetor de perigo" pela casa. 

Para os apreciadores de filmes esquisitões, Caveat pode ser uma experiência inesquecível e pode fazer do diretor McCarthy o aluno número um na escola David Lynch!

• Jump para a vida: o corpo no porão! PQP!!!
• Menção honrosa: o conceitual encardido o tempo todo.
• Wish list: o coelho que bate tambor. 
• Pavoroso-preocupante: a pintura que se manifesta para Isaac.
• Sufoco de pesadelo: Isaac se arrasta entre paredes do porão.
• "Caveat" é "cuidado" em latim (trivia IMDB).

Expectativa 🥁🥁       Realidade 🥁🥁🥁🥁

Caveat
Olga, olha o jump!

Nenhum comentário:

Postar um comentário