9 de julho de 2023

Virus 32

Virus 32 (Uruguai, 2022)

Diret Gustavo Hernandez
Com Paula Silva, Pilar Garcia Ayala, Daniel Hendler, Franco Villa, Sofia Gonzales.

Virus 32

Variante latina. Suspense de primeira linha feito em coprodução entre Argentina e Uruguai. É uma alternativa no clichê zumbis, com um vírus que altera o comportamento de uma população tornando-a extremamente raivosa e violenta. Conta a aventura de Iris, separada do marido e com uma filha adolescente. Iris não é a pessoa mais responsável do mundo, em seu subemprego momentâneo ela faz turno de segurança em um enorme clube esportivo desativado e leva a filha para curtir um dia de serviço. Quando a epidemia se alastra pela cidade, ela e a filha ficam isoladas no prédio, cercadas por raivosos que tentam entrar.

Logo ela encontra Luís, que se refugiu no prédio para proteger a esposa grávida! Mas a medida em que a epidemia se alastra, mais parece impossível escapar do prédio abandonado. Iris percebe que o vírus altera o comportamento dos infectados e também tem uma pausa de 32 segundos que os mantêm inativos. Pode ser o intervalo de tempo necessário para tentar uma fuga.

Virus 32

Aflitivo e dinâmico, Virus 32 é uma grata surpresa no panorama de repetições ou tentativas frustradas de inovar no pop-horror moderno. Alternando exemplarmente bem seus sufocantes intervalos de suspense a cenas de ação frenética o filme é imersivo, envolvente, dinâmico e simpático como poucos e faz uso muito bom na autenticidade de seus ambientes decrépitos e abandonadas, além de um uso frequente da câmera móvel para criar tensão pelos espaços vazios. Tem seus detalhes fracos como o alarme falso do corpo incinerado e o bebê digital, mas equilibra tão bem seus ingredientes entre o humor da mãe irresponsável a extremos de limite dramáticos que se destaca facilmente da média, especialmente por sua excelência técnica em uma produção visivelmente econômica. Também é curiosa a opção pelos infectados que não são apenas zumbis irracionais e se movem por alguma incerta motivação, como o vilão careca que persegue Iris, o que abre uma leitura interessante ao conjunto de caos social.

• Aflição suprema: Isis e a filha fugindo em câmera lenta pela quadra vazia!
• Melhor cena: 32 segundos no corredor repleto de infectados!
• Show de fotografia: a cena submarina na piscina.
• Show de técnica: a bela abertura aérea pela cidade.
• Aflição extra: a salinha cheia de ratos!
• Simplicidade e beleza: a névoa laranja na piscina vazia.
• O diretor e roteirista Gustavo Hernandez já tem uma interessante carreira no thriller moderno, fez La Casa Muda e Lobo Feroz (2023).

Expectativa 😈😈       Realidade 😈😈😈😈

Virus 32
As definições de claustrofobia foram atualizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário