4 de julho de 2023

Sound of Violence

Sound of Violence (EUA, 2021)

Diret Alex Noyer
Com Jasmin Savoy Brown, Lili Simmons, James Jagger, Tessa Munro, Kamia Benge, Brian Huskey, David Gironda.

Sound of Violence

Pet sounds. Drama, horror e exclusão em um projeto no mínimo curioso. Alexis é uma jovem com sérios problemas em sua formação. Em uma infância traumática teve disfunções auditivas, e um pai ausente em serviço militar. O convívio com o pai, quando de sua volta, é problemático e agressivo até que a situação caseira degenera em violência. Em uma noite decisiva, Alexis presencia o ataque a sua mãe e precisa revidar com violência. A ação causa uma situação inédita em sua deficiência: ao agredir o pai, Alexia consegue ouvir e até visualiza as ondas sonoras da pancada que desfere no agressor!

Anos mais tarde, estudando música em uma universidade, e aparentemente curada da falta de audição, ela pesquisa e registra sons decorrentes de ações de agressão. Junto a Marie, um amiga de estudos, ela grava sons de tapas, pancadas, inicialmente de forma inconsequente, como quando visita um casal sadomasoquista e grava chicotadas, mas o problema de Alexia ameaça voltar em surtos inesperados de surdez. A forma como ela consegue reverter a situação e estimular sua audição é gravando sons sempre decorrentes de alguma violência infligida a alguém!

Logo a situação se mostra em vias de descontrole pois Alexia começa a parecer "dependente" das ações que estimulam sua audição e provocam belas visões de abstrações luminosas. E ela finalmente se torna uma ameaça ao buscar por vítimas para suas experiências disfarçadas de estudo. Assim, Sound of Violence é um filme totalmente fora de padrões em sua premissa de horror decorrente de um caso de deficiência física e emocional, mais ou menos como nos filmes de Dario Argento, com a diferença de que aqui a protagonista se torna uma vilã circunstancial. O problema maior é que o roteiro não sabe muito o que fazer com a boa premissa e se perde em situações repetitivas que vão escalando para o absurdo. O cúmulo é a garota com os alto-falantes enxertados na carne, como se fosse uma caixa-acústica-humana!!! Sound of Violence merece seu crédito pela intenção em fugir do convencional, pena que não conseguiu ir muito longe...

• Melhor cena: o rapaz vocalizando junto aos sons de theremin!
• Pavoroso: o ataque à mãe de Alexia, logo na abertura!
• Primeiro longa do diretor Noyer, o que pode explicar o resultado desorientado.
• James Jagger (filho do Mick) continua tentando a carreira com algumas curiosidades no fantástico (The Deep House).

Expectativa 🕪🕪🕪        Realidade 🕪🕪

Sound of Violence

Nenhum comentário:

Postar um comentário