28 de novembro de 2021

The Deep House

The Deep House (França, 2021)

Diret Alexandre Bustillo, Julien Maury.
Com Camille Rowe, James Jagger, Eric Savin, Alexis Servaes, Anne Claessens.

The Deep House

Baita sufoco! Terror inovador que aposta suas fichas em aspectos climáticos e técnicos. Lembra daquela cena inicial de Inferno de Dario Argento, com a protagonista se aventurando em uma sala subterrânea inundada? Pois bem, este Deep House se desenvolve inteiramente em um ambiente similar. Ben e Tina são uma jovem dupla em vias de casamento que produzem material documental para seu canal de internet. O tema: casas assombradas. Em visita à França, conhecem Pierre, um guia que os conduz a um local desabitado onde a velha casa da família Montegnac pode fornecer à dupla farto material para filmagens, especialmente por uma particularidade: a casa se encontra no fundo de um lago!

Munidos de seu equipamento e um drone submarino, o casal se aventura na exploração da casa até descobrir o que não deveria. Até a casa começar a manifestar coisas impossíveis. Até descobrirem que a única entrada que encontraram não serve de saída! Logo algumas evidências começam a preocupar, como pentagramas em cabeça de bonecas, fotos de crianças espetadas em galheiras de animais e um enorme Cristo crucificado travando a porta do porão!

Dirigido com especial apreço por aspectos visuais e climáticos, como já visto em outros notáveis trabalhos da dupla de diretores (Livide), este Deep House é um caso raro de sufocante imersão só comparável a um bom pesadelo. E considerando que a própria situação central do roteiro não dava espaço a muita invenção, o filme assumiu a experiência atmosférica como justificativa. O resultado é um terror incomum que captura os sentidos em uma situação de rara suspensão macabra.


Tecnicamente é um espetáculo em sua fotografia submarina constantemente sombria e tempo narrativo estendido pela lentidão das ações. Pode até ser acusado por algumas deficiências como, referências clichê ao found footage, enrolação narrativa, pouca história, mas ao driblar essas questões, Deep House realiza um terror incrivelmente sufocante e envolvente.

• Beleza fantasmagórica: cadeiras, candelabros e objetos suspensos em flutuação pelos ambientes.
• Para aumentar o sufoco: cobrinha d'agua dentro do capacete!!!
• Melhor descoberta: corpos pendurados no porão!
• Espectral: Sarah vagando pelos aposentos!
• Um pouco de revelação sobre o guia Pierre, nos créditos finais.
• Trivia: James Jagger é filho de Mick Jagger e Jerry Hall.

Expectativa 😈😈      Realidade 😈😈😈

The Deep House

Nenhum comentário:

Postar um comentário