15 de novembro de 2021

Il Nido

Il Nido (Itália, 2019)

Diret Roberto De Feo
Com Justin Korovkin, Ginevra Francesconi, Francesca Cavallin, Maurizio Lombardi, Fabrizio Odetto, Valentina Bartolo.

Il Nido


Acredite Samuel, este é o melhor lugar do mundo.

Eles são a lenda. Terror dramático de insuspeita austeridade e mistério. O jovem Samuel vive em um palacete de campo sob os cuidados extremos de seus familiares. Samuel sofreu um acidente na infância e sua paralisia nas pernas é um motivo a mais para a família cobri-lo de atenção e cuidados. Mas algo parece muito fora da normalidade na rigidez excessiva das regras que servem à organização do lugar. Da disciplina das aulas de piano à submissão dos empregados, tudo parece suspeito de um grande mal que cerca a região e que precisa ser evitado a todo o custo, especialmente para o bem de Samuel. Mas com a chegada de Denise, uma bela e jovem camareira que passa a trabalhar no casarão, Samuel começa a questionar e duvidar das regras impostas.

Soturno e impecável em seu desenvolvimento dramático, Il Nido é uma variação dramática em apocalipse com espaço a uma visão social muito curiosa. Denise apresenta para Samuel a musica popular (rock) quando eles se aproximam. Até então ele só ouvia e praticava clássicos. Denise sabe atirar com rifle e fuma à vontade e tudo o que os cuidadores de Samuel, especialmente Elena, sua mãe, não querem é o interesse do garoto pelo mundo externo. O jovem é mantido em um ambiente quase vitoriano, de conveniências e segredos no qual mesmo as revelações de Elena servem a compor uma verdade idealizada para a vida do rapaz. Elena está disposta a manter essa idealização até mesmo pelas vias da violência. E quando Denise a confronta, questionando o futuro de Samuel, acaba tendo que enfrentar uma situação aterradora pelas mãos do médico da família.

Com uma narrativa comedida e lenta, Il Nido joga informações muito economicamente em sua estrutura. Quando uma criada tem visões pelos corredores, fica a sugestão de uma contaminação que pode ter se infiltrado no casarão. Agora, quando a própria Elena revela suas tendências suicidas, o drama todo ganha uma apavorante dimensão de intransponível loucura. Mas a maior demência é a obstinada manutenção de virtudes burguesas das quais Elena não abre mão na formação do filho.


É verdade que o filme poderia ter empregado uma voltagem dramática maior, mas o resultado ganha pontos em sua integridade mórbida sem ceder à apelações, além do constante clima sombrio e claustrofóbico da fotografia. Assim como a rigidez dos planos centralizados para a sugestão de um estado paralisado e imutável de clausura. E resta a ironia maior na situação mantida pela matriarca em sua idealizada reclusão, o sonho burguês da segurança e isolamento de um mundo que se degenerou.

• Preocupante: a punição de Karla, logo a dez minutos de filme!
• Alternativo: o encontro com Denise às escondidas para ouvir rock, quebra a estética vitoriana reinante.
• A classe trabalhadora se rebela: Greta prefere se enforcar à continuar sob a pressão de Elena. Clara abandona a segurança do casarão e se entrega a sorte no exterior...
• O diretor faria em seguida o divertido Um Clássico Filme de Terror.

Expectativa 🐦🐦🐦      Realidade 🐦🐦🐦

Il Nido
Neste ninho não há estranhos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário