26 de julho de 2021

Um Clássico Filme de Terror

A Classic Horror Story (Itália, 2021)

Diret Roberto De Feo, Paolo Strippoli
Com Francesco Russo, Matilda Lutz, Peppino Mazzotta, Will Merrick, Yuliia Sobol, Cristina Donadio.

Classic Horror Story

Italianos sabem fazer filme de terror sim. Terror de referências reunidas, mas de forma original, que parece estar se convertendo na esperança dos fãs do gênero em verem a renovação do terror made in Italy! O jovem Fabrizio utiliza um trailer da família para serviços de transporte e para gravar depoimentos dos passageiros para seu canal. Mas desta vez, o grupo em viagem perde o rumo na estrada, diante de um animal morto e choca-se em uma árvore. Recuperados depois do acidente, estão em uma região sem sinal e de pouco transito.

Mas o pavor começa quando tentam localizar a estrada e percebem que estão inexplicavelmente presos em uma espécie de clareira em uma floresta. Pode ficar pior? Logo descobrem uma estranha construção de madeira onde se reúnem membros de uma misteriosa seita...... Impossibilitados de escapar do espaço físico na floresta, começam a ser atacados por membros da seita e se refugiam na construção. 

Se roteiro não foi o forte na proposta do filme, ao menos a estilização visual (em frequente luz vermelha) e o acúmulo de referências é suficiente para agradar aos fãs, que ficarão procurando por citações a cada momento e cada revelação. Da histeria de Tobe Hooper ao terror-folk, o filme despeja elementos de slasher in the woods, dimensões paralelas, torture porn e cinema snuff! Está mais sintonizado aos fã-eventos do pop-nerd contemporâneo em sua postura de diletante genérico do que à tradição surreal do splatter ou do giallo, mas é o que os novos tempos trazem... Também é bem oportuna a inserção humorada do filme na rede digital ao final, com sua exposição à opiniões, críticas e comentários. Na velocidade da cultura do clique, parece que vidas, mortes e filmes estariam simplesmente condenados à desaparição. 

O bom é que Classic Horror Story cumpre o básico e diverte. Apesar dos personagens chatos, o filme se mantém muito bem com seu clima irreal, mistérios e revelações. 

• Bizarrice folk: a menina presa no casulo de raízes!
• Pra mim, o personagem Fabrizio é totalmente baseado no Franklin de Massacre da Serra Elétrica (1974).
• O diretor italiano Roberto De Feo vem constituindo uma interessante carreira no terror italiano atual. Este é seu terceiro longa no gênero. A conferir Il Nido (The Nest, 2019) e Ice Scream (2016).

Expectativa 🍝🍝🍝      Realidade 🍝🍝🍝

Classic Horror Story

Nenhum comentário:

Postar um comentário