31 de julho de 2021

Violência Aleatória

Random Acts of Violence (EUA, Canadá, 2019)

Diret Jay Baruchel
Com Jesse Williams, Jordana Brewster, Jay Baruchel, Niamh Wilson, Simon Northwood, Isaiah Rockcliff, Clarck Backo.

Random Acts of Violence

Meta-Nerd-Comic-Killer! Interessante variação cult-pop na produção popular contemporânea. Todd Walkley é um autor de quadrinhos em baixa na carreira. Um maníaco tem usado suas histórias como orientação a seus atos criminosos. O personagem Slasherman, de uma famosa série de quadrinhos, é a inspiração do assassino e toda a revolta e cobrança midiática recai sobre o pobre Todd pela cultura tóxica do que ele produz, pela suposta irresponsabilidade dos autores de horror e até por perdas pessoais como se tivessem tido alguma relação direta com as obras do autor.

Em uma viagem de férias com sua namorada – que prepara uma tese sobre as obras do quadrinhista – acompanhado por uma casal parceiro nos trabalhos gráficos, Todd começa a ser perseguido pelo assassino que lhe faz revelações prévias dos crimes que cometerá. E a viagem se torna um pesadelo como a proximidade cada vez maior do maníaco ameaçando Todd e seus acompanhantes.

Random Acts of Violence repete assim a velha conversa da violência nas artes incentivando a violência na vida real. Um assunto interessante, mas também uma perigosa armadilha para roteiristas e o filme tropeça justamente nas recorrentes "meta-situações" como a criatura debatendo com o criador ou o interesse artístico no horror e fantástico como decorrência de um evento traumático na vida do artista. Tem acertos estéticos, como o uso de intensidades luminosas que supostamente remetem à produções gráficas, para efeito delirante, como a insistência na sufocante fotografia vermelha. Por outro lado, erra feio na pretensão à seriedade e perde muita voltagem por seu ator principal fraquinho que não carrega muito bem a carga emocional do filme. 

Resumindo: mais um fan-film em modo diletante-pop. Interessante mas que não faz falta nenhuma...

• Melhor sequência: o ataque ao trio de viajantes na estrada.
• Aflição: punhalada na perna dentro do carro!!!
• Imagem traumática: o toca-discos pegando fogo.
• Bizarro: o(s) corpo(s) combinados sob as cobertas, na estrada.
• O diretor Jay Baruchel participa como o editor, parceiro do protagonista. 

Expectativa 😈😈      Realidade 😈😈

Violência Aleatória

Nenhum comentário:

Postar um comentário