23 de novembro de 2021

The Hole in the Ground

The Hole in the Ground (Irlanda, 2019)

Diret Lee Cronin
Com Seana Kerslake, James Quinn Markey, Kati Outinen, James Cosmo, David Crowley, Simone Kirby, Steve Wall.

The Hole in the Ground

Invasão de raiz. Terror e ficção dos mais inclassificáveis por sua forma pausada e sutilezas. Sarah é uma jovem separada do marido e que, em uma cidadezinha interiorana na Irlanda, tenta reconstruir a vida (a reforma na casa como equivalência) e cuidar de Chris, seu filho. Mas depois de descobrir uma enorme cratera na floresta próxima, percebe o comportamento do filho alterado a ponto de se tornar irreconhecível. Não bastasse esse drama, Sarah ainda encontra uma moradora perturbada que insiste em dizer que o menino não é seu filho!

E então temos que nos deparar com a forma incomum para narrar o drama da mãe em conflito com a verdade sobre o filho transformado: Hole in the Ground é esquisitão por ser de primeiro mundo, ou é só uma tentativa estilizadona de fugir do cinema-pipoca convencional? Considerando os conteúdos da história, fica difícil aceitar a dramaticidade em marcha-lenta e opção por sutilezas narrativas. Basicamente é uma aventura de invasão alienígena que serve à comentar o drama da mãe e suas consequências no desequilíbrio emocional do garoto, mas então não precisaria de tanta "seriedade" em sua constituição. E o filme corre o risco de cansar em sua austeridade de pouco conteúdo. 

Talvez tenha se arriscado à monotonia, mas jamais perde o interesse por sua concentração minimalista. Chris sofre alterações perceptivas e dá mostras de uma força incomum em alguma ocasiões e Sarah não tem a quem recorrer chegando ao extremo de se aventurar terra abaixo na cratera misteriosa na busca da solução, e nesse ponto a produção cresce mostrando o que poderia ter sido caso tivesse optado pelo delirante estético e narrativo. 

Resumindo o falatório: Hole in the Ground é muito bem produzido e dirigido, mas não precisava ser tão sério.

• Eu ri, mas não devia: Chris arremessando a mãe pela cozinha!!!
• Improvável: Sarah se aventurando na exploração da cratera.
• Pavoroso: a cratera de terra parece um ser vivo!
• O melhor: a figura orgânica dos aliens subterrâneos.
• Nojinho: Chris comendo aranha!
• Referência: tem semelhanças com Invasores de Corpos.
• Referência 2: a abertura aérea como O Iluminado

Expectativa 👽👽      Realidade 👽👽👽

The Hole in the Ground

Nenhum comentário:

Postar um comentário