17 de julho de 2023

In the Earth

In the Earth (Reino Unido, 2021)

Diret Ben Wheatley
Com Martin Lowery, Ellora Torchia, Reece Shearsmith, Hayley Squires.

in the earth

2001 vegano. No cinema weird de Ben Wheatley nada mais natural do que este filme provocativo e de enigmas visuais se inserir no currículo desse diretor, que é simplesmente um dos mais inventivos e aventureiros do fantástico contemporâneo. O filme é um produto natural à era Covid, com produção simplória e elenco mínimo, mas Wheatley inverte a regra claustrofóbica e ambienta o filme em externas amplas e fartamente iluminadas.

Durante uma forte epidemia mundial, o químico Martin precisa retomar o auxílio à doutora Wendle em sua precária instalação florestal. Acompanhado da guarda florestal Alma, ele parte em uma caminhada de dois dias floresta adentro na direção do laboratório de Wendle, mas o caminho está "protegido" por Zach, antigo ajudante da doutora e agora enlouquecido em sua comunhão com a natureza. Ninguém passará por Zach sem que ele tente converter o transeunte à associação com um suposto poder-entidade que habita a floresta.

In the Earth é assim, uma viagem (com e sem trocadilho) a um espaço diferenciado, alheio à consciência, à tecnologia, à medição de tempo do homem urbano. Zach defende a abdicação da racionalidade para a devida percepção e comunhão à ancestralidade orgânica que a floresta rescende, mas, por sua vez, acaba se mostrando um agente bastante perigoso ao recorrer à violência no cumprimento de sua suposta missão. A doutora é a personagem que assume a ciência como meio de contato com a "voz florestal", a entidade que habita a imensidão vegetal e que se manifesta em emissões sonoras de galhos e raízes, e em nuvens de esporos alucinógenos. Em seu aparato de luzes estroboscópicas e geradores de onda sonora, a doutora tenta uma linguagem alternativa, mas para a racionalidade (ou limitação) humana o ambiente acaba se revelando caótico e desagregador aos sentidos. Alma se submete a atravessar a nuvem de esporos e o resultado é apavorante em seus delírios. "Não é humano", termina ela dizendo após as visões.

Somando na receita, um misterioso totem de sugestão fálica (cilíndrico, ereto e com um furo no alto), crendices ancestrais e até o Martelo das Feiticeiras (Malleus Maleficarum) como orientação para as pesquisas entre ciência e misticismo, o filme culmina em uma sequência psicodélica hipnótica em sua sucessão subliminar de imagens envolvendo o totem de pedra. Colocando a mulher como elemento transformador e o homem como mero utilitário passivo, o filme se alinha a discursos contemporâneos, revisões científicas, eco-consciência. Como outros filmes do diretor, In the Earth é desafiador e certamente trará mais revelações a cada revisão. 

• Aflição: costurando a sola do pé!
• Aflição 2: amputando dedinhos do pé!
• Beleza estética: Zach com a tocha vermelha na floresta.
• Menção honrosa: a trilha musical de Clint Mansel, entre o dark ambient e o rock progressivo!
• Em português, Maldição da Floresta.

Expectativa 🌳🌳🌳        Realidade 🌳🌳🌳🌳

in the earth
Pode usar pause no cinema contemporâneo?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário