23 de dezembro de 2019

Tannöd - um pequeno frasco com um bom veneno...

Naquele exato momento em que me curvei para procurar a porca, tive a impressão de ver uma sombra passar correndo. Não que eu a tenha visto. Foi mais uma sensação. Uma voz interior que diz "tem alguém aí", mesmo que você não consiga ver ninguém. Mas a pessoa está lá, você sente, tem alguém ali.

Na isolada propriedade dos Danner, em Tannöd, uma família inteira foi exterminada na mesma noite, inclusive as crianças, cruelmente assassinadas a golpes de picareta...
parei de ler a orelha nesse ponto para me dedicar à leitura completa do livro. Desenvolvido no gênero suspense investigativo, Tannöd é o primeiro trabalho da escritora alemã Andrea Maria Schenkel, uma novela  de estrutura singular que se compõe com depoimentos informais de pessoas entrevistadas sobre o caso do assassinato múltiplo. O resultado é um quebra-cabeça de peças soltas que só se completa na percepção do leitor. E tem pontos muito bons de criação climática.

Segundo a descrição da dona da venda, levaríamos uma hora par achegar lá. Mas o tempo só piorava. Ficou escuro como breu e o vento soprava em rajadas. A sensação que eu tinha era como eu imaginava o fim do mundo: escuro e sombrio.

A menina atravessa o corredor comprido entre os cochos. Ela hesita. Para. Chama novamente pela mãe, pela avó. Desta vez, um pouco mais alto. Fica sem resposta de novo. No curral, vê os animais acorrentados Às argolas de ferro na barra dos cochos. Os corpanzis das vacas movem-se com tranquilidade. Nada além de um lampião a querosene ilumina o curral.


Ambientado em meados dos anos 1950, é um trabalho modesto e que nem se esforça muito em criação literária. Ganha uma incrível velocidade de leitura pelos depoimentos de "gente simples", fazendeiros vizinhos e ex-empregados do local, em capítulos bem curtos. Sustenta-se principalmente pela descoberta da identidade do assassino e pelas ações paralelas que vão se desvendando nos depoimentos até chegar a um desfecho surpresa meio morno. Mas teve uma bem recebida acolhida no mercado europeu, foi premiado e até virou filme em 2009. Vale mais pela curiosidade em construção literária do que por configurar um autêntico thriller.


Leitura Radical
Muito modesto na exploração de seu potencial.
Leitura Passional
Suspense aperitivo.
__________________________

Tannöd

Tannöd, Andrea Maria Schenkel, 2005
Editora Record, Rio de Janeiro, RJ, 2011
150 páginas

tannod

Nenhum comentário:

Postar um comentário