26 de dezembro de 2019

Influência

La Influencia (Espanha, 2019)

Diret Denis Rovira Van Boekholt
Com Manuela Velles, Maggie Civantos, Alain Hernandez, Claudia Placer, Emma Suarez.

influência

Perdidão entre bom e ruim. Terror de múltiplos ingredientes e múltiplas apreciações! Alicia muda-se com seu marido e Nora, sua filha adolescente, para a casa de sua irmã Sara. Alicia é enfermeira e pode ajudar Sara nos cuidados para com sua velha mãe em estado de coma e mantida viva sob aparelhos. Com o tempo, o interesse da jovem Nora pelo estado da avó começa a levar a uma situação preocupante. O domínio da suposta bruxa sobre a garota poderá não ter reversão.

As relações familiares apontam para uma visível instabilidade e Nora faz amizade com a misteriosa Luna até que forças insuspeitadas começam a tomar a casa e conduzir as ações.
Terror com um pé na old school, isto é: se você avalia filme de terror pela adrenalina emocional e jumps cardíacos, na certa vai se decepcionar. Mas para quem dispensa imperativos pop, La Influencia pode ser uma boa surpresa por seu clima bem dosado e direção de arte muito boa na criação das velharias macabras do casarão onde se passa a ação.

O filme tem de tudo um pouco em acertos e erros: sustinho besta, sutilezas subliminares, estilização narrativa, estilizações visuais, manifestações clichê, flash backs traumáticos, trilha sonora e design de som bons, situações ricas entre outras banais. A atriz protagonista é fraquinha e compromete bastante, assim como a direção de atores que é meio displicente. O resultado (como um conjunto) forma um curioso amálgama que parece indeciso entre o clássico e o contemporâneo, entre o drama e o espetáculo pop, entre a sofisticação e a apelação banal.

A maior virtude é se tratar de uma adaptação de um romance de Ramsey Campbell, conceituado escritor inglês moderno que curiosamente nunca recebeu a atenção devida pelo cinema.

• Resumo dos altos e baixos: no vale-tudo das produções B que entopem os canais de streaming, La Influenza merece uma ligeira conferida.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário